2022 começa com chuva de ZCAS sobre o Sudeste e o Centro-Oeste - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Brasil

2022 começa com chuva de ZCAS sobre o Sudeste e o Centro-Oeste

Nebulosidade sobre o Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul está organizada sobre o Brasil e deixa grandes áreas de instabilidade sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Mas outras áreas de instabilidade se formam também sobre o Nordeste. Estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte em muitos estados brasileiros no primeiro fim de semana de 2022

Uma massa de ar seco e quente predomina no Sul do Brasil e as temperaturas ficam muito elevadas.

O Rio Grande do Sul foi o lugar mais quente do Brasil no último dia de 2021, com temperaturas em torno de 39°C na fronteira com o Uruguai

O ano de 2022 começou com chuva forte espalhada por várias Regiões do Brasil. A capital do Amazonas foi mais chuvosa, com 63 mm acumulados em apenas 12 horas de acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Nas primeiras 12h deste sábado (01), entre 00h30 e 12h choveu quase 90 mm no estado do Amazonas e no Pará.

No estado do Rio De Janeiro, choveu durante a madrugada e manhã, mas os maiores volumes não se concentraram na Capital. Itatiaia-RJ e Teresópolis-RJ tiveram os maiores volumes de chuva hoje, com 29mm e 25 mm, respectivamente. 

Até o final do dia de hoje ainda são esperados volumes de chuva significativos sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, devido à atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que segue transportando umidade para estar Regiões.

Áreas com sol e sem chuva neste sábado

O sol predomina neste sábado na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, onde só chove à tarde na  fronteira com o Uruguai. Dia de sol com algumas nuvens em Santa Catarina e no oeste e no sul do Paraná. Sol e forte calor na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Sábado com sol e sem chuva no centro-norte de Roraima. Tempo firme e sol também no centro, sul e nordeste da Bahia.,

Mato Grosso do Sul

O tempo segue instável neste fim de semana e começo de 2022, em Mato Grosso do Sul, porém, com chance apenas de pancadas de chuvas e tempestades isoladas.

O fato se dá devido ao canal de umidade, instabilidade em médios e baixos níveis da atmosfera e ao aquecimento diurno. Estes sistemas favorecerão a formação de instabilidades, principalmente na região leste/nordeste.

No decorrer do dia as instabilidades vão diminuindo e, no domingo (2), o tempo volta a ficar firme. Veja abaixo a temperatura em algumas cidades:

Botão Voltar ao topo