3ª onda de calor do ano pode elevar temperaturas até 40ºC em Três Lagoas e região - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

3ª onda de calor do ano pode elevar temperaturas até 40ºC em Três Lagoas e região

O Brasil vive a partir de hoje (11) a sua terceira onda de calor no ano, segundo a Climatempo. A previsão é que o calor intenso persista até a próxima sexta-feira (15), atingindo principalmente cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Termômetros em brasa: As temperaturas podem subir até 5 graus acima da média em algumas regiões, com os maiores picos esperados no sudoeste e centro do Mato Grosso do Sul, oeste da região Sul e oeste de São Paulo. Nestas áreas, as máximas podem beirar os 40°C.

O que causa essa onda de calor? Uma massa de ar quente se intensifica entre o Paraguai e o norte da Argentina, combinando-se com uma área de alta pressão. Essa combinação impede a formação de nuvens e mantém o ar seco, elevando as temperaturas gradualmente.

Alerta laranja em outras regiões: Além das áreas em vermelho no mapa, o Distrito Federal e outros 12 estados estão em alerta laranja, com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média.

Quando o calor será mais intenso? O ápice da onda de calor está previsto para entre quarta-feira (13) e quinta-feira (14).

Fique atento:

  • Beba bastante água para se manter hidratado;
  • Evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes;
  • Use roupas leves e frescas;
  • Proteja-se do sol com protetor solar e chapéu;
  • Preste atenção aos sinais de desidratação, especialmente em crianças e idosos.
Botão Voltar ao topo