Surgem sinais de danos à economia após sanções, russos fazem fila para comprar dólar, e rublo atinge mínima histórica - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

Surgem sinais de danos à economia após sanções, russos fazem fila para comprar dólar, e rublo atinge mínima histórica

NOVA YORK – APnews. Alguns sinais iniciais estão surgindo de consequências econômicas significativas para a Rússia após a invasão da Ucrânia há três dias. Enquanto as cotações oficiais do rublo russo permaneceram inalteradas em cerca de 84 rublos por dólar, um banco russo online, Tinkoff, estava dando uma taxa de câmbio não oficial de 152 rublos no fim de semana.

Vídeos da Rússia mostraram longas filas de russos tentando sacar dinheiro de caixas eletrônicos, enquanto o Banco Central da Rússia emitiu um comunicado pedindo calma, em um esforço para evitar corridas bancárias. Os relatórios também mostraram que Visa e Mastercard não estavam mais sendo aceitos para aqueles com contas bancárias internacionais.

“Bancos e empresas de cartão de crédito que lidam com a Rússia estão entrando em modo de bloqueio devido ao ritmo acelerado e à crescente mordida das sanções”, disse Amanda DeBusk, sócia da Dechert LLP.

A Rússia pode ter que fechar temporariamente agências bancárias ou declarar feriado bancário nacional para proteger seu sistema financeiro, disseram analistas.

“Se houver um pânico bancário em grande escala, isso é um fator de crise por si só”, disse Adam Tooze, professor de história da Universidade de Columbia e diretor do Instituto Europeu. “Uma corrida em dólares pela população em geral russa move as coisas para um domínio totalmente novo de guerra financeira.”

Botão Voltar ao topo