ISI Biomassa Três Lagoas recebe superintendente de inovação do Senai nacional para troca de experiências e discussão de estratégias - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

ISI Biomassa Três Lagoas recebe superintendente de inovação do Senai nacional para troca de experiências e discussão de estratégias

A equipe de pesquisadores industriais do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS), recebeu, na última sexta-feira (29/07), o superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Jefferson de Oliveira Gomes. O propósito da visita foi a troca de experiências e a apresentação dos dados de desempenho da unidade.

Anfitrião do encontro, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo destacou a importância da visita do superintendente nacional à unidade.

“É de grande valia a gente receber no ISI Biomassa a visita do Jefferson, que veio trazer novas estratégias e identificar se estamos no caminho correto. Jefferson tem expertise de vários anos na área de inovação, e a presença dele evidencia que nossa capacidade está sendo destacada em nível nacional. Realizamos aqui projetos de extrema qualidade, mas sabemos que há muito potencial para crescer. Esse encontro vai resultar em reconhecimento e aprendizado para todos nós”, disse.

Doutor em Engenharia Mecânica, Jefferson Gomes ajudou a idealizar e implantar no país a rede de Institutos Senai de Inovação, que conta atualmente com 26 unidades. Ao falar sobre a unidade de Três Lagoas, o gestor enalteceu a capacidade individual e coletiva dos cientistas na execução de projetos de pesquisa. O superintendente de inovação também explicou aos pesquisadores sobre as perspectivas de atuação da rede de institutos Senai para os próximos anos.

“Nossos institutos vão trabalhar em quatro macrotemáticas: transição energética, bioeconomia, economia circular e aeroespaço. O mundo necessita para os próximos anos 50% mais energia, 40% mais alimentos e 40% mais água. Além disso, o Brasil é campeão em agronegócio e tem uma indústria pujante. Portanto, temos de trazer as tecnologias do aeroespaço para as áreas do agronegócio e da Indústria 4.0”, pontuou.

Operacional desde 2014 e inaugurado em 2017, o ISI Biomassa foi criado para proporcionar às empresas locais e de todo o país a possibilidade de usar laboratórios de ponta e a expertise de pesquisadores para desenvolver tecnologias inovadoras a partir da biomassa. Desde o início das operações, a unidade já executou R$ 50 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O gerente da unidade de Três Lagoas, João Gabriel Marini da Silva, fez uma apresentação geral sobre o desempenho do ISI Biomassa.

“É muito importante a vinda do Jefferson para dar apoio e conhecer nossa unidade. É uma oportunidade de apresentarmos o que temos realizado de diferente e de conhecermos quais são as ideias novas para aplicar em nossos processos”, afirmou.

A coordenadora de pesquisa industrial do ISI Biomassa, Layssa Aline Okamura, apresentou informações gerais e dados técnicos de pesquisas que vêm sendo realizadas pelo ISI Biomassa.

“A visita do Jefferson serve para aproximar a gente ainda mais da rede de institutos Senai. Essa é a oportunidade de discutir o que pode ser feito para alavancar o ISI Biomassa. Temos atuação nacional, mas sabemos que podemos melhorar ainda mais e iniciar um processo mais forte de internacionalização, com a ajuda do departamento nacional”, destacou Layssa.

Botão Voltar ao topo