A cada 10 empregos, 8 são gerados nos pequenos negócios, diz Sebrae - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Economia

A cada 10 empregos, 8 são gerados nos pequenos negócios, diz Sebrae

Participação de pequenas e microempresas na criação de vagas no país subiu de 77,7%, em 2021, para 78,4%, no ano passado

Os pequenos negócios são responsáveis pela criação de, praticamente, oito de cada dez empregos com carteira assinada no Brasil. É o que mostra um relatório produzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, que registra as admissões e demissões no mercado de trabalho formal.

Entre 2021 e 2022, houve uma queda de 26,5% no número de vagas geradas por negócios de pequeno porte, que passaram de 2,17 milhões para 1,6 milhão no ano passado, segundo o estudo. Apesar disso, a participação dessas empresas no total de empregos criados no país subiu de 77,7% para 78,4%.

Os pequenos negócios foram responsáveis pelo maior número de contratações, em 2022, nos setores de serviços, com mais de 828 mil vagas criadas, no comércio, que teve 332,6 mil novos postos, e na construção civil, com 229,8 mil.

Na indústria de transformação, as micro e pequenas empresas abriram 158,3 mil vagas no ano passado, ao passo que, na agropecuária, foram criados 30,8 mil postos.

“Assim como em 2022, tenho certeza de que, neste ano, as micro e pequenas empresas, principalmente na figura do microempreendedor individual, continuarão impulsionando a nossa economia, com destaque para os setores de serviços e comércio”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ao comentar o levantamento.

Botão Voltar ao topo