A Ucrânia informou que as tropas russas lançaram 71 mísseis contra várias áreas do país nesta sexta-feira - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMundo

A Ucrânia informou que as tropas russas lançaram 71 mísseis contra várias áreas do país nesta sexta-feira

(ANSA) – O governo da Ucrânia informou que as tropas russas lançaram 71 mísseis contra várias áreas do país nesta sexta-feira (10) e que 61 deles foram abatidos antes de atingirem seus alvos. Entre os itens lançados pela Rússia, estão sete drones de fabricação iraniana, seis mísseis de cruzeiro Calibur e “cerca de 35 mísseis guiados aéreos”.

Durante a manhã desta sexta, os alarmes de ataque aéreo foram ativados em toda a Ucrânia e as autoridades pediam para que os moradores ficassem nos refúgios por conta de um “maciço ataque com mísseis”.

“O inimigo atingiu cidades e infraestruturas críticas da Ucrânia”, informou em nota o Exército. Até o momento, há a informação de que sete pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave, no distrito de Kharkiv – segunda área mais populosa do país.

O porta-voz da Aeronáutica Militar, Yuriy Ignat, pontuou que 150 mil residências em Kharkiv estão sem energia elétrica por conta dos ataques russos.

Já o secretário do Conselho Municipal de Zaporizhzhia, Anatoliy Kurtiev, informou que a região homônima, onde fica a maior usina nuclear da Europa, foi atingida por 17 vezes durante a madrugada e a manhã desta sexta.

Moldávia e Romênia

Também durante a série de ataques, autoridades da Ucrânia informaram à mídia local que alguns dos mísseis sobrevoaram o espaço aéreo da Moldávia e da Romênia.

Até o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou sobre o caso e disse que os projéteis “eram um desafio para a Otan e a segurança coletiva”. “Esse é o terror que pode e deve ser parado. O mundo deve pará-los”, disse em mensagem postada no Telegram.

A Moldávia confirmou que um dos mísseis atravessou seu espaço aéreo e, por conta disso, o governo convocou o embaixador russo no país para protestar.

Por sua vez, o Ministério da Defesa da Romênia emitiu uma nota em que diz que “as informações de que um míssil russo sobrevoou o espaço aéreo não foram confirmadas”.

Fontes militares informaram à mídia local que um míssil de cruzeiro foi lançado de um navio russo próximo à Crimeia, mas que ele não chegou a atravessar o espaço aéreo romeno – mas passou de forma aproximada. (ANSA).

Botão Voltar ao topo