Acidentes de trabalho mataram 63 pessoas em Mato Grosso do Sul em 2021 - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Acidentes de trabalho mataram 63 pessoas em Mato Grosso do Sul em 2021

No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 63 mortes por acidentes de trabalho, um aumento de 27% em relação a 2020, quando foram notificados 46 óbitos. 

De acordo divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MS), além das mortes, também houve aumento no número de acidentes laborais.

Foram 7.841 notificações em 2021, contra 7.052 em 2020, o que representa aceleração e 10%.

As cinco profissões com mais casos de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul foram: técnico de enfermagem (582), alimentador de linha de produção (454), faxineiro (320), trabalhador agropecuário em geral (285) e motorista de caminhão (276).

O afastamento por doenças ocupacionais também são classificados como acidentes de trabalho e entram na estatística.

Com relação apenas à doenças, os casos aumentaram 13%, saindo de 327 em 2020 para 382 em 2021.

Em todo o Brasil, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), os acidentes de trabalho impactam diretamente nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2020, os gastos previdenciários com auxílio-doença foram de R$ 17,5 bilhões. 

Já os gastos previdenciários com aposentadorias por invalidez totalizaram R$ 68,5 bilhões.

Abril Verde

O mês de abril concentra duas datas importantes sobre o tema acidentes de trabalho: os dias mundiais da Saúde (7/4) e o em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). 

Desta forma, durante o mês serão realizadas campanhas de conscientização sobre o tema.

“Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, é o mote da campanha Abril Verde do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Neste ano, a iniciativa busca promover o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e sensibilizar empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

Em Mato Grosso do Sul, em campanha educativa, motoristas profissionais e demais usuários da BR-163 são orientados a investirem na proteção à saúde e à segurança.

Além disso, ao longo do mês, a fachada das três unidades do MPT, em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, terá iluminação verde, no intuito de reafirmar a luta por ambientes laborais mais seguros e hígidos, com foco na adoção de medidas preventivas para afastar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Também deverão aderir à iluminação na cor verde a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

O movimento também ganha reforço com mensagens adesivadas em ônibus e em outdoors situados nas ruas e avenidas movimentadas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Bataguassu, com o slogan “Prevenção é fundamental. Proteja-se sempre. Confira se a sua empresa fornece equipamentos de segurança para todos. Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”.

Botão Voltar ao topo