AGOSTO DOURADO – Saúde de Três Lagoas finaliza campanha de incentivo à amamentação - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

AGOSTO DOURADO – Saúde de Três Lagoas finaliza campanha de incentivo à amamentação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Saúde Coletiva, realizou ao longo do mês de agosto diversas ações em alusão à Campanha “Agosto Dourado”, um mês dedicado à luta pelo incentivo à amamentação. O mês foi determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cor dourada foi escolhida para simbolizar o movimento por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Diretora do Departamento, Andreia Lima, durante a campanha foram realizados palestras, dinâmicas, rodas de conversa, consultas, avaliação odontológica, abordagem sobre a importância dos cuidados do Recém-nascido, atendimentos obstétricos e ginecológicos, além da disseminação de informações sobre os benefícios do leite materno.

A Primeira-Dama Leyde Daiane, madrinha do “Projeto Bem Nascer” e a Coordenadora da maternidade do Hospital Nossa senhora Auxiliadora, Thieise Machado Calderon, participaram de uma das ações e apresentaram às gestantes desde a estrutura física da maternidade, os diretos garantidos para a mamãe e o bebê durante sua admissão, e a importância do aleitamento materno, também houve uma orientação a respeito da “pega” correta do bebê no seio da mãe, o que facilita a amamentação.

O LEITE MATERNO

De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro.

“É fundamental proteger e apoiar a amamentação como prioridade e responsabilidade de saúde pública, proporcionando um impacto na melhoria da saúde da população materno infantil.” ressaltou a Secretária Municipal de Saúde (SMS) Elaine Fúrio.

OBJETIVO

O objetivo da Campanha “Agosto Dourado” é o de aumentar as taxas de amamentação em Três Lagoas, isso porque o simples ato de alimentar a criança com o leite materno pode salvar a vida de centenas de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão aquém do esperado em diversos países – entre eles o Brasil.

O aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, é um desafio às mães e uma meta das entidades voltadas à preservação da saúde (de mães e bebês).

Botão Voltar ao topo