Água Clara, a cidade mais quente do MS e do Brasil - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Água ClaraDestaque

Água Clara, a cidade mais quente do MS e do Brasil

Você sabia que Água Clara foi a cidade mais quente do Brasil ontem, dia 08 de janeiro de 2024? Pois é, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura máxima registrada na cidade foi de 40.2°C, superando até mesmo cidades do Nordeste e do Norte do país.

Mas o que explica essa onda de calor em Água Clara? Segundo o INMET, a combinação de uma massa de ar quente e seco que atua sobre o Centro-Oeste, com a baixa umidade relativa do ar e a pouca nebulosidade, favorece o aumento da temperatura. Além disso, a posição geográfica da cidade, que está em uma área de planalto, também contribui para a elevação térmica.

Essa situação pode trazer riscos à saúde da população, como desidratação, insolação, queimaduras e problemas respiratórios. Por isso, é importante seguir algumas recomendações para se proteger do calor excessivo, como:

  • Beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína;
  • Usar roupas leves, claras e soltas;
  • Evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h;
  • Usar protetor solar, chapéu e óculos escuros;
  • Procurar ambientes ventilados ou climatizados;
  • Evitar exercícios físicos intensos ao ar livre.

Aviso meteorológico prevê chance de temporal em 33 cidades de Mato Grosso do Sul

O Inmet renovou o alerta de chuvas intensas em MS nesta terça-feira (9). Está previsto volume acima de 20 milímetros com rajadas de vento de 60 km/h.

O aviso é vigente desta manhã às 10h de quarta-feira (10), com grau de severidade de perigo potencial para chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

A risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O monitoramento coloca 33 cidades na lista:

Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Por Yuri Spazzapan

Botão Voltar ao topo