Alerta de tempestade com rajadas de até 100 km/h e queda de granizo em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Alerta de tempestade com rajadas de até 100 km/h e queda de granizo em Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia mantêm o alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul, com chances de chuvas acompanhadas de rajadas de até 100 km/h e queda de granizo, nesta sexta-feira (1º).

São dois alertas vigentes até as 10h de sábado (2), indicando a chance de fortes chuvas, com maior intensidade na região sul. O volume pode variar de 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Estão no aviso laranja: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

O temporal deve atingir a maioria do Estado, com exceção da região do bolsão. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo potencial, indica chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

Mais chuvas

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que há previsão de chuva no fim de semana. As instabilidades são causadas por passagem de cavados em níveis médios da atmosfera, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de chuvas.

Durante esse período, as temperaturas variam com mínimas de 22°C a 25°C e máxima de 29°C a 38°C. As chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, com possibilidade de acompanhar queda de granizo.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas Afetadas:

Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul

Botão Voltar ao topo