Alerta de temporal para Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo neste final de semana - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilCidades do BolsãoDestaque

Alerta de temporal para Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo neste final de semana

A última semana de maio irá terminar com mudanças bruscas no padrão de tempo em todo o centro-sul do Brasil. O motivo é a passagem de duas frentes frias neste período, que devem organizar um fluxo de umidade da região Amazônica e manter a condição para chuva em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e parte da região Sul do Brasil.

Nesta sexta-feira (21), um novo ciclone extratropical começa a se formar na altura do Uruguai, canalizando a umidade que vem da região Amazônica e espalhando chuva pelos três estados da região Sul.

O dia volta a ficar nublado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e os maiores acumulados de chuva são esperados entre a noite de sexta-feira(21) e a madrugada do próximo sábado (22) na faixa centro-oeste de ambos os estados.

No Paraná, a chuva acontece principalmente no final da noite e com moderada intensidade, após um dia de sol entre variação de nuvens. Além da chuva, destaque também para as rajadas de vento entre 50 e 70km/h no Mato Grosso do Sul, faixa oeste entre o Paraná e Rio Grande do Sul e também na região sul gaúcha.

Fim de semana

No sábado (22), o ciclone extratropical ganha ainda mais força e segue trazendo chuva para o norte e faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e principalmente para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Atenção para volumes de chuva mais elevados no centro-oeste paulista e paranaense, norte e leste de Mato Grosso do Sul (incluindo a Região Metropolitana de Campo Grande). Em áreas da Campanha, Litoral e Sul do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem alcançar até 90km/h, e ventos entre 30 a 50km/h são esperados nas demais áreas gaúchas e sobres os estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

No domingo (23), o ciclone extratropical dá origem a uma frente fria, que segue canalizando um corredor de umidade da Amazônia e trazendo chuva moderada a forte para os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás. Também há previsão de chuva no sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, serra e baixada fluminense e sul do Rio De Janeiro, mas que ocorre de forma mais isolada e passageira.

Ventos seguem intensos no Rio Grande do Sul e Serra Catarinense, com velocidade que pode variar entre 70km/h e 90km/h. Nas demais áreas de Santa Catarina, leste do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, rajadas de vento de até  50km/h são esperadas ao longo do dia.

Tendência próximos dias

Na segunda-feira (24), na Grande Belo Horizonte e Região Metropolitana de Goiânia, ocorre pancadas isoladas com raios e ainda com baixos acumulados. No centro-sul de Goiás e Minas Gerais, todo o estado de Mato Grosso, norte de São Paulo e Vale do Paraíba (SP), e também sobre o Rio de Janeiro, o tempo fica mais instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Na terça-feira (25), o tempo instável com chuva a qualquer hora persiste principalmente sobre o centro-norte do Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo.

Botão Voltar ao topo