Armadilhas para monitoramento do Aedes aegypti são instaladas em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Armadilhas para monitoramento do Aedes aegypti são instaladas em Três Lagoas

O Projeto de Vigilância Entomológica com Armadilhas de Oviposição (Ovitrampas) no Município de Três Lagoas em parceria com Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria de Estado de Saúde começou a ser instalado. Na manhã desta quinta-feira (29) o vereador e presidente da Câmara de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia (PSDB) acompanhou a instalação de algumas armadilhas no bairro Santa Rita.

O Projeto tem duração de dois anos, sendo realizada a colocação das armadilhas uma semana por mês.

As armadilhas são instaladas a cada 300 metros, criando uma rede em toda a cidade, ao todo estão sendo instaladas 352 armadilhas no município de Três Lagoas.

As armadilhas ficam por 7 (sete) dias nos imóveis, e são retiradas e as palhetas encaminhadas para o laboratório de Entomologia, onde são feitas as contagens e identificação dos ovos.

Essa metodologia é mais uma ferramenta para o monitoramento do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika).

As informações são mapeadas e digitadas em um programa criado pela Fiocruz, onde mostram as regiões da cidade com maior infestação e auxiliam o setor de Endemias da Secretaria de Saúde na tomada de decisão e priorização das atividades de combate ao vetor.

“Ficamos felizes com a implantação desse projeto em Três Lagoas, que é mais uma ferramenta que vai contribuir no combate à Dengue, Chikungunha e Zika. Parabéns a todos os envolvidos, e às pessoas que permitiram a instalação em suas residências, pois tenho certeza que essas armadilhas ajudarão muito no mapeamento de áreas mais infestadas para um combate mais eficiente contra o mosquito”, disse Dr. Cassiano Maia.

Botão Voltar ao topo