
A presença de uma frente fria no litoral de São Paulo espalha áreas de instabilidade sobre este estado e influencia também o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Os três estados tiveram vários eventos de chuva forte ontem e ficam em alerta para mais temporais nesta terça-feira(18). (veja alerta especial)
No Paraná, as nuvens carregadas se afastam e a temperatura cai muito na quarta-feira, quando uma forte massa de ar frio de origem polar estará avançando sobre o Sul do Brasil.
Mas além da brusca diferença da temperatura, a população deve ficar atenta para o vento moderado a forte e frio.
Em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, as nuvens carregadas também vão se afastar na quarta-feira, 19 de abril, mas muitas áreas dos dois estados ainda ficarão chuvosas na maior parte do dia, com a diminuição da chuva prevista apenas para a noite. O sul de Mato Grosso do Sul e o extremo sul de São Paulo terão sol desde cedo. Na região de Campo Grande e no centro-oeste de São Paulo, a chuva deve parar na tarde de quarta.
São Paulo e Mato Grosso do Sul também devem sentir ventos fortes e frios nesta quarta-feira e brusca queda da temperatura em relação aos últimos dias.
Grandes volumes de chuva
A semana começou com grandes volumes de chuva em áreas do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O Paraná foi um dos estados onde mais choveu no Brasil nesta segunda-feira, 17 de abril. Dados do Cemaden, do Instituto Nacional de Meteorologia e do Simepar mostraram cerca de100 mm acumulados em alguns locais.
ALERTA INMET
Aviso de Chuvas Intensas. Severidade Grau: Severe INMET publica aviso iniciando em: 18/04/2023 09:51. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). 2. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). 4. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). 5. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 6. Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 7. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. 8. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.