ATENÇÃO – Prorrogado prazo para revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

ATENÇÃO – Prorrogado prazo para revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do setor de benefícios, informa que o Ministério da Cidadania prorrogou, novamente, o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único. As famílias convocadas são aquelas que tiveram os cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 ou as que apresentaram inconsistência de renda.

Agora, o cidadão terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. Os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) que estão em Revisão Cadastral teriam até esta sexta-feira (14.10) para fazer a atualização.

Em Três Lagoas as famílias que precisavam realizar a atualização receberam cartas da SMAS, foram informadas através das rádios da cidade e até mesmo através do Ministério da Cidadania via aplicativo.

Diferente de muitas cidades no Brasil, a situação em Três Lagoas é tranquila e até esta quinta-feira os CRAS não apresentaram filas de famílias interessadas em realizar a atualização, pois estamos trabalhando desde março deste ano na conscientização das famílias quanto a necessidade de regularização do Cadastro Único.

A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Devido aos impactos da pandemia de covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Botão Voltar ao topo