Boletim notifica 09 novos casos de dengue e confirma 01 novo caso de leishmaniose tegumentar em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

Boletim notifica 09 novos casos de dengue e confirma 01 novo caso de leishmaniose tegumentar em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 32ª semana de 2021, nesta terça-feira (17).

Como consta no Boletim, nesta semana foram notificados 09 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório. O total de casos notificados suspeitos chegou a 3.212, sendo 1.697 positivos e 1.486 casos com resultado negativo.

LEISHMANIOSE

No monitoramento semanal da Leishmaniose (Visceral e Tegumentar), foi confirmado o segundo caso de leishmaniose tegumentar do ano, estando a vítima já em tratamento. Sendo assim, Três Lagoas passa para o registro de 11 casos notificados suspeitos (9 visceral e 2 tegumentar), 8 casos positivos e 03 já descartados como negativos.

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o Manual de Vigilância Sanitária publicado pelo Ministério da Saúde, algumas medidas simples podem prevenir o risco de transmissão da leishmaniose tegumentar. Portanto:

  • Lembre-se de usar produtos repelentes de insetos nos ambientes que favorecem o desenvolvimento de mosquitos vetores do protozoário;
  • Evite a exposição nos horários em que os mosquitos estão mais ativos, ou seja, ao amanhecer e no final da tarde;
  • Coloque mosquiteiros ao redor das camas, e telas na portas e janelas;
  • Conserve limpos quintais e terrenos baldios próximos das casas a fim de evitar criadouros de insetos;
  • Dê destino adequado ao lixo doméstico. Isso ajuda a manter afastados roedores que podem servir reservatório dos parasitas;
  • Mantenha a distância de pelo menos 400 ou 500 metros entre as residências e a mata nas áreas de maior risco;
  • Cuide da saúde do seu cão. Existem serviços veterinários públicos voltados para o atendimento dos animais domésticos de maneira geral.
Botão Voltar ao topo