Bolsão sul-mato-grossense tem inverno próximo aos 40ºC, região sofre com baixa umidade e calor intenso - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Bolsão sul-mato-grossense tem inverno próximo aos 40ºC, região sofre com baixa umidade e calor intenso

As cidades da região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, registraram as maiores temperaturas do país nesta segunda-feira (7). Segundo o CEMTEC, Água Clara atingiu a máxima de 37,7ºC, Bataguassu 36,1ºC Paranaíba 36,2ºC e Três Lagoas teve uma máxima de 36,5°C.

O recorde de calor se deve a uma combinação de fatores, como a massa de ar seco e quente que predomina sobre o Centro-Oeste, a baixa umidade relativa do ar, que chegou a 10% em algumas áreas, e a ausência de chuvas significativas. Essa situação favorece o aumento da temperatura e a formação de uma camada de poluição atmosférica, que dificulta a dispersão do calor.

O calor extremo pode trazer riscos à saúde, como desidratação, insolação, queimaduras na pele e problemas respiratórios. Por isso, recomenda-se evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, usar protetor solar, chapéu e óculos escuros, beber bastante água e umidificar o ambiente com vaporizadores ou toalhas molhadas.

A previsão é que o calor continue intenso nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, a tendência é que haja uma ligeira queda nas máximas a partir de sexta-feira (11), quando uma frente fria deve avançar pelo Sul e provocar chuvas isoladas no estado.

Botão Voltar ao topo