Câmara lança campanha para reforçar cidadania três-lagoense - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Câmara lança campanha para reforçar cidadania três-lagoense

Durante a 16ª sessão ordinária, realizada no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, na manhã desta terça-feira (31), foi lançada a campanha “Nós Somos Três Lagoas”, em comemoração ao aniversário da cidade. Na ordem do dia, momento em que analisam as matérias em pautas, os vereadores derrubaram um veto, mantiveram cinco vetos e encaminharam outras seis matérias para comissões permanentes emitirem parecer. No momento da Tribuna Livre, os vereadores receberam Vera Helena Arsioli Pinho, diretora de Assistência Social, e Ana Maria Barbosa, analista de comunicação da Casa do Povo.

Vera Helena usou a tribuna para convidar os vereadores para o evento “MS Acessível”, que será realizado amanhã, 01 de junho, no plenário da Câmara, às 13h. O evento faz parte de uma ação da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Mato Grosso do Sul (SubsPCD) e da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC), que foi lançado em abril, na capital do estado, onde ficou estabelecido quatro encontros regionais: Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

“Vamos ter três palestras no evento, sobre legislação e garantias, efetivação de políticas públicas, acessibilidade e inclusão. No final, vamos tirar diretrizes e metas para avançar ainda mais”, explicou Vera, que concluiu sua fala destacando sobre alguns avanços obtidos nos últimos anos, como a criação da Central de Intérprete de Libras (CIL) e a instalação de serviço que atende idosos e pessoas com deficiência nas suas casas.

Na sequência, Ana Maria apresentou a campanha que a Câmara irá promover durante junho, mês de aniversário de Três Lagoas. “Nesse mês dos 107 anos, a Câmara Municipal quer mostrar que a cidade não é composta apenas de paisagens, mas das pessoas que habitam e interagem com estas paisagens, vivendo uma verdadeira relação de cidadania”, explicou Ana. A ideia é reforçar o sentido de pertencimento à cidade, ressaltando o orgulho e alegria de viver em Três Lagoas.

Para participar, o cidadão pode fazer selfies, individuais ou coletivas, na vertical ou horizontal, em locais que considere a “sua cara”. Serão aceitas até três fotos por pessoa, em locais públicos diversos – não empresariais – e que não tenham cunho eleitoral, publicitário ou ofensivo. Depois, basta enviar a imagem por mensagem nas redes sociais da Câmara, com uma breve descrição de onde está e o porquê de gostar daquele lugar.

Assim, durante o mês de aniversário, a Câmara vai publicar o material recebido e produzir um vídeo para exibir nas solenidades comemorativas, reunindo diversos pontos e pessoas. O período para participação é de 01 de junho até 25 de junho de 2022. Os endereços das redes sociais são: facebook.com/camara.treslagoas e instagram.com/camara.treslagoas. Se preferir, pode mandar a selfie também para o e-mail: [email protected].

ORDEM DO DIA

Confira os projetos de lei que estão em tramitação e serão analisados nas próximas sessões:

  • Projeto de lei nº64, de 23 de maio de 2022: “acresce o artigo 1º-a à Lei nº2.467, de 08 de outubro de 2010, e dá outras providências”. (autoria: Poder Executivo)
  • Projeto de lei nº65, de 23 de maio de 2022: “acresce o artigo 3º-a à lei nº3.858, de 20 de dezembro de 2021, para autorizar o poder executivo a anuir contrato de financiamento celebrado pela comodatária”. (autoria: Poder Executivo)
  • Projeto de lei nº67, de 27 de maio de 2022: “institui a Semana do Folclore no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas e dá outras providências”. (autoria: Poder Executivo)
  • Projeto de lei nº68, de 27 de maio de 2022: “altera o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores de provimento efetivo no município de Três Lagoas para o reenquadramento e unificação do cargo de fiscal de obras e posturas, e altera os demais dispositivos que menciona”. (autoria: Poder Executivo)
  • Projeto de lei nº69, de 27 de maio de 2022: “cria o Programa de Incentivo ao Esporte no município de Três Lagoas”. (autoria: Poder Executivo)

O veto que foi derrubado é o veto integral ao autógrafo da Lei nº3.872, de 29 de março de 2022, que: “dispõe sobre a criação da central virtual para a adoção de cães e gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas”.

INDICAÇÕES E REQUERIMENTO

Marcus Bazé fez indicações para melhorias em infraestrutura. Sirlene indica redutor de velocidade, ponte e recapeamento. Silverado indica semáforo, pavimentação e reparo em valeta. Evalda Reis faz indicações para melhorias em infraestrutura.

Professor Negu Breno indica redução de jornada de trabalho na educação, banheiros e vestiários, semáforos e redutor de velocidade. Doutor Cassiano Maia indica quadra coberta, poda de árvores, calçamento e redutor de velocidade. Doutor Paulo Veron indica limpeza de boca de lobo e ações educativas.

Sargento Rodrigues indica iluminação de LED e redutor de velocidade. Doutor Issam Fares Junior propõe incentivo a servidor doador de sangue, atividades esportivas e campanha contra o Aedes. André Bittencourt indica patrolamento, academia ao ar livre, iluminação e wi-fi na UPA.

Charlene Bortoleto indicou rondas contra queimadas, reforma de pista de skate, campanha “Saúde na Praça” e computadores para escola. Davis Martinelli faz indicações à Seinfra. Sayuri Baez indica sinalização de trânsito.

Coletivamente, os vereadores aprovaram requerimento para entrega de Moção de Pesar pelo falecimento de Hilário Pistori, nascido em 20/03/1935 e falecido em 24/05/2022. Ele era pecuarista e comerciante, foi juiz classista, presidente da Federação de Mato Grosso do Sul, venerável da loja maçônica João Pedro de Souza e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas, deixando sua esposa Alminda de Freitas Pistori e seus filhos Marcos Pistori, Margareth Pistori e Silvana Pistori.

Para conferir todos os detalhes das indicações, acesse o hotsite dos vereadores em linktr.ee/camara.treslagoas.

Botão Voltar ao topo