Campanha “Diga sim à vida, faça seu preventivo” realizou 549 exames citopatológico - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

Campanha “Diga sim à vida, faça seu preventivo” realizou 549 exames citopatológico

Foi finalizado no sábado (06), a Campanha “Diga sim à vida, faça seu preventivo” promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio do departamento de Saúde Coletiva e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Durante a campanha foram realizados 3.524 serviços, entre eles 549 exames de citopatológico do câncer do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, foco central da ação, segundo informou a SMS.

O objetivo da ação foi aumentar a cobertura do citopatológico e rastreamento para diagnóstico precoce do câncer, mas também foram oferecidos diversos atendimentos realizados no dia a dia das Unidades.

No balanço, divulgado pela SMS, estão 134 atendimento odontológico;  631 vacinas aplicadas; 133 dispensação de medicamentos; 198 consultas médicas; 506 aferições de pressão arterial; 126 testes de glicemia capilar; 904 testes rápidos de Infecções Sexuais (IST); 125 consultas de enfermagem; 30 exames clínicos de mama; 16 palestras educativas; 03 curativos; 120 aferição de temperatura; 03 medição de peso; 01 soroterapia; 16 bioimpedância; 18 consultas e avaliações ginecológicas; 10 classificação de risco  com psicóloga e 01 consulta psicológica.

A diretora de Saúde Coletiva, Andréia Lima, responsável pela organização da campanha agradeceu a participação dos profissionais da saúde da SMS na ação e ressaltou.

“Mesmo com o resultado satisfatório é importante que as mulheres que não fizeram o exame de Papanicolau este ano e nem as que não conseguiram comparecer na ação procure uma unidade de saúde para fazer o exame”, concluiu.

UBS PRESÍDIO FEMININO

A SMS também promoveu ação voltada para saúde da mulher no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, dos dias 27/07 a 05/08. Foram realizados totalizando 364 serviços ofertados: 15 coletas de exame preventivo; 14 consultas com enfermagem; 16 consultas odontológicas; 15 exames clínico da mama; 18 avaliações ginecológicas; 12 aplicações de vacinas; 54 aferições de pressão arterial; 19 testes de glicemia capilar; 87 aferições de temperatura; 15 testes rápidos de Infecções Sexuais (IST) e uma palestra com tema “Câncer de Colo de Útero e Mama”.

Botão Voltar ao topo