Central de Interpretação de Libras oferece serviço 24 horas para mulheres surdas vítimas de violência em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Central de Interpretação de Libras oferece serviço 24 horas para mulheres surdas vítimas de violência em Três Lagoas

Olhos tristes, expressão de medo, comportamento solitário, marcas no corpo e nenhuma conversa.
Mulheres com deficiência, segundo a ONU, são três vezes mais vulneráveis a abusos e violência doméstica. Estes crimes e abusos contra a mulher atingem de forma mais grave as que têm deficiência por causa das dificuldades enfrentadas para fazer as denúncias, principalmente a comunicação.

Em Três Lagoas, esse público conta com uma importante ferramenta que, além de intermediar diversas situações, está reforçando as ações da Campanha Agosto Lilás no Município. A Central de Interpretação de Libras, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está com canal de atendimento 24 horas para oferecer apoio à mulher surda que estiver sofrendo qualquer tipo de violência.

Conforme a Tradutora Intérprete de Libras, Vanessa Silva Paschoalim de Carvalho, este reforço é necessário diante da dificuldade de comunicação dessas mulheres e pela falta de apoio em questão da acessibilidade.

“Muitas mulheres surdas sujeitas a algum tipo de violência acabam desistindo de denunciar ou pedir ajuda por não serem compreendidas, pela dificuldade de comunicação. Temos a consciência que seu ciclo de relacionamento é menor, justamente pelas pessoas não ter paciência ou boa vontade de aprender Libras, a sua língua. Isto acaba sendo um agravante para que a vítima se cale em todos os sentidos”, explicou.

A CIL oferece atendimento 24 horas para pessoas surdas, inclusive presta atendimento em todos os órgãos públicos, para intermediar a comunicação com o surdo. “Nestas situações, estamos à disposição também das delegacias, caso alguma ocorrência seja atendida diretamente no local. O importante é dar voz à mulher surda, garantir que seus direitos sejam respeitados e oferecer-lhe todo o suporte, conforme determinam as leis”, completou Vanessa.

AMIGOS E FAMILIARES

A intérprete frisou que o apoio e a observação dos amigos, familiares e vizinhos são muito importantes. “Diante da ausência da fala e do grito, é muito importante que as pessoas se atentem ao comportamento dessas vítimas. Um simples contato com a CIL pode pôr um fim a esta violência e evitar situações mais graves”, ponderou.

SERVIÇO

A Central de Interpretação de Libras está localizada na Rua Elmano Soares, 670 – Centro.
O telefone para contato em horário de expediente é (67) 3929-1578 e WhatsApp (67) 99257-1607.

“A CIL oferece o Tradutor Intérprete de Libras para dar voz à denúncia da mulher. Trabalhamos de segunda a sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados, domingos e feriados atendemos urgência e emergência no celular de plantão”, concluiu.

Botão Voltar ao topo