CESP fecha primeiro semestre com mais de 44,5 mil mudas de árvores nativas doadas para reflorestamento - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

CESP fecha primeiro semestre com mais de 44,5 mil mudas de árvores nativas doadas para reflorestamento

A Companhia Energética de São Paulo – CESP, encerrou o primeiro semestre deste ano com o total de 44.570 mudas de árvores nativas doadas por meio do Programa de Fomento Florestal. Com uma média de 240 mudas doadas a cada 24 horas, a iniciativa voluntária da empresa tem como objetivo promover a restauração de ecossistema, proteção da fauna e conservação da biodiversidade nas regiões de influência da UHE Porto Primavera.

Entre as áreas beneficiadas pelas ações do programa neste ano, está o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Mato Grosso do Sul (PEVRI-MS), que, por meio de uma parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, recebeu cerca de 26 mil mudas para ações de restauração e criação de corredores ecológicos para o deslocamento seguro dos animais silvestres. Já as outras 18,5 mil mudas nativas integram doações para quatro proprietários rurais da região que procuraram a CESP de forma voluntária para realizarem o reflorestamento em APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Para a produção dessas mudas nativas, a CESP mantém o Viveiro de Mudas em Porto Primavera, também conhecido como Horto Florestal, que possui capacidade produtiva anual de 1 milhão de mudas ao ano de mais de 200 espécies nativas diferentes dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Entre elas, Aroeira, Peroba-rosa e Jatobá, ameaçadas de extinção.

Todas as mudas produzidas no Horto Florestal são destinadas exclusivamente para doação por meio do Fomento Florestal e para as ações de restauração florestal em áreas de preservação ambiental da própria companhia. Somente nos dois últimos anos, a companhia promoveu o reflorestamento de cerca de 480 hectares, o que corresponde a uma média de 1 milhão de mudas plantadas em áreas sob a concessão da companhia.

De acordo com André Rocha, gerente de Sustentabilidade e Operações da empresa, a iniciativa contribui para a restauração, manutenção e preservação ambiental das áreas de influência dos reservatórios da empresa, apoiando também projetos que demandem plantio de mudas. “As ações socioambientais da Companhia estão alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) para a construção de um futuro sustentável e justo. Por meio das doações de mudas, temos possibilitado a expansão das ações de conservação da fauna e flora em todo o território. Entre os nossos principais parceiros estão produtores rurais, ONGs e instituições públicas, que são grandes aliados das práticas de conservação ambiental”, reforça Rocha.

O pacote de ações para recomposição florestal é desenvolvido de forma sinérgica às demais iniciativas ambientais da companhia, em especial ao Programa de Conservação da Fauna e o Programa de Conservação da Ictiofauna e Pesca, todos alinhados ao 15º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas  (ONU), que preconiza “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade

Doações de mudas

Os interessados em formar parcerias com a empresa podem obter mais informações por meio do Canal Diálogo Aberto da companhia, disponível pelo WhatsApp, pelo número (11 93032-6699). A aprovação das doações está condicionada à disponibilidade das mudas nos viveiros da companhia e ao atendimento de requisitos para enquadramento no programa.

Botão Voltar ao topo