Chile e Paraguai pedem ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos em Israel
O Itamaraty recebeu pedidos de integrantes dos governos do Chile e do Paraguai para que seus cidadãos sejam resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel. Ainda nesta terça-feira (10), o Palácio do Planalto confirmou que o presidente chileno, Gabriel Boric, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a guerra no Oriente Médio.
Afastado por conta da operação no quadril, Lula retomou nesta semana suas agendas públicas. Durante reunião com ministros nesta segunda-feira (9), o petista cobrou mais esforços na repatriação de brasileiros.
O Brasil deu início nesta semana a operação Voltando em Paz, em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores. O primeiro voo com 211 brasileiros repatriados está previsto para pousar na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
Além disso, outros voos serão feitos ao longo dos próximos dias para atender os mais de 2,7 mil pedidos de brasileiros que já foram feitos ao Itamaraty. A diplomacia brasileira também está em negociação com autoridades egípcias para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza.
O Itamaraty estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina.
Sobre a ajuda aos país vizinhos, a expectativa é de que o Brasil ajudará os governos dos dois países, desde que o trabalho não atrapalhe a operação de brasileiros.