China vai explorar lítio na Bolívia - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mundo

China vai explorar lítio na Bolívia

Consórcio liderado por gigante de tecnologia quer produzir baterias no país até 2025

O consórcio chinês CBC, liderado pelo gigante das baterias Contemporary Amperex Technology (Catl), vai desenvolver depósitos de lítio inexplorados na Bolívia, que possui as maiores reservas do mineral do mundo, mas poucos meios locais para desenvolvê-las.

Segundo o governo boliviano, a empresa vai investir mais de US$ 1 bilhão com o objetivo de produzir baterias de lítio no país até 2025. O valor representa a primeira fase do investimento e é destinado à construção de estradas, instalação de base e infraestrutura e fornecimento de energia.

A estatal Depósitos de Lítio Boliviano (YLB), assinou acordos com o consórcio para explorar, refinar, processar e comercializar recursos de lítio em conjunto, informou o Ministério de Hidrocarbonetos e Energia do país.

O presidente boliviano, Luis Arce, disse que o país pretende realizar a operação comercial e exportar baterias de lítio no primeiro trimestre de 2025. “Hoje começa a era da industrialização do lítio boliviano”, afirmou Arce.

O CBC, que é 66% controlado pela Catl, venceu ofertas de mais de 20 empresas, incluindo uma unidade do grupo nuclear estatal da Rússia, uma norte-americana e outras três chinesas.

A Bolívia tem os depósitos de lítio conhecidos mais ricos do mundo, com uma estimativa de 21 milhões de toneladas, ou 23% do total em 2021, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Botão Voltar ao topo