Chuvas de verão é perfeito para proliferação escorpiões, saúde alerta para crescimento de ataques do peçonhento em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul

Chuvas de verão é perfeito para proliferação escorpiões, saúde alerta para crescimento de ataques do peçonhento em Mato Grosso do Sul

Saúde alerta a população de que com o aumento das chuvas nos meses de verão (dezembro a março), aumenta também o número de acidentes com animais peçonhentos, fato que preocupa a todos.

Três Lagoas por exemplo, neste ano a cidade registra a média de 22 casos com escorpião por mês, número que representa aumento de 119% comparado a todos os casos contabilizados em 2021.

Neste ano, o Departamento da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), que pertence à Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da SMS do município de Três Lagoas, registrou 248 casos, até o mês de novembro, enquanto em todo o ano passado foram notificados 113.

“ Com a chegada do período de chuvas esses animais se desalojam e também existe o aumento de baratas, que é o principal alimento deles, aumentando assim a reprodução dos escorpiões e notificações de ocorrências”

Veterinário Hugo Nogueira

Acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul

Até o nono mês deste ano, Mato Grosso do Sul já batia a maior média, em 11 anos, de acidentes com animais peçonhentos, como apontou o Correio do Estado.   

Conforme números do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), com a média de 270,11 casos mensais, até setembro o Estado já atingia cerca de 2.430,99 acidentes em 2022. 

Vale ressaltar que, em análise dos números, há um crescimento ano a ano no registro de acidentes com humanos envolvendo animais peçonhentos. Em 2020 a média era de 245,83 ocorrências mensais e, já no ano passado eram registradas 263,75 casos por mês. 

Vale ressaltar que a maioria dos acidentes com escorpiões é leve, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – do Ministério da Saúde -, com quadro local, início rápido e duração limitada. 

As vítimas podem apresentar a característica dor local, seguida por vermelhidão, inchaço e um leve acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e suor localizados. 

Importante ficar atento às crianças em casa nesta época do ano, pois, até os sete anos, há um maior risco de sintomas longe do local da picada.

Alguns pequenos podem apresentar vômito, diarreia, principalmente as vítimas do escorpião-amarelo que podem evoluir para casos graves, sendo necessária aplicação do soro em tempo adequado. 

Medidas de prevenção:

  • evitar entulhos e limpar a casa frequentemente para evitar o aparecimento de baratas (consequentemente você está fazendo o controle do escorpião pois a barata é alimento para ele e, se você dá alimento para um animal, a tendência é ele se reproduzir);
  • fazer uso de tampas nos ralos de banheiro e pias de cozinha e panos nos vãos das portas;
  • fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite;
  • evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem no chão, porque eles podem subir por elas;
  • realizar desinsetização (aplicação de inseticida) regularmente a cada 3 meses.

Importante frisar que qualquer vítima de acidente com esse animal, ou qualquer outro peçonhento, deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Ainda que algumas populações estejam mais vulneráveis à esse tipo de acidente, como trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem maiores períodos dentro de casa ou nos arredores e quintais, é preciso estar sempre atento. 

Botão Voltar ao topo