Cobertura vacinal contra Influenza está baixa em Três Lagoas, principalmente do grupo prioritário das crianças - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Cobertura vacinal contra Influenza está baixa em Três Lagoas, principalmente do grupo prioritário das crianças

Há 15 dias, Três Lagoas iniciou a Campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) 2023 e, até o momento, o Município contabiliza, nesta primeira fase, apenas 9,12% de cobertura vacinal da meta estipulada pelo Ministério da Saúde segundo informou a Central de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A meta de cobertura vacinal para a 1ª etapa é de 40.678 pessoas, destinada a todos que integram o grupo prioritário. No entanto, até nesta sexta-feira (14), foram aplicadas 3.317 doses, representando 9,12%.

Entre os grupos prioritários alvos da fase inicial, apresentam a pior taxa de cobertura, o de crianças com apenas 4,77% (500 doses) das 10.410 doses previstas. Em contrapartida, apesar de ainda ser poucas pessoas vacinadas, o grupo dos idosos foi até o momento, dentro desse contexto, o com melhor adesão, sendo que das 14.919 doses a serem aplicadas, 1.878 já foram realizadas.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, um dos fatores que justificam esses números é que Três Lagoas registra poucos casos e hospitalizações relacionadas à Influenza.

Apesar da cidade não registrar óbitos e nem casos graves, o médico da família e comunidade e da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues, alerta para a gravidade e consequências da não vacinação.

“As Influenzas causam as gripes comuns, mesmo assim, podem causar casos graves e até mesmo óbitos, como ocorre todos os anos, principalmente nas pessoas altamente expostas, que são: profissionais de saúde, menores de 2 anos, maiores de 60 anos, gestantes, pessoas com diabetes, pessoas com problemas respiratórios, imunossuprimidos, entre outros”, explicou o médico.

Outro fator importante ressaltado pelo médico é a necessidade da vacinação anual, pois os vírus causadores dessas gripes sofrem mutações, por isso, é necessário tomar a vacina todos os anos. Os imunizantes vêm atualizados para as variantes mais recentes e que estão causando mais casos na atualidade.

A vacina contra a Influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município e, às quartas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 07h às 11h, na Feira Central Turística de Três Lagoas no Container do Movimento Vacina Mais.

PÚBLICO-ALVO

Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação contra influenza:

– Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

– Gestantes em qualquer idade gestacional (comprovação por laudo)

– Puérperas no período até 45 dias após o parto (comprovação por laudo);

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Trabalhador da saúde a partir de 16 anos: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (comprovação por holerite ou carteira profissional)

– Povos indígenas aldeados, a partir dos seis meses de idade, e indígenas que vivem fora de terras indígenas;

– Pessoas com deficiência permanente: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar etc (comprovação por laudo);

– Pessoas com comorbidades: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossuprimidos, obesos, transplantados e portadores de trissomias (comprovação por laudo)

– População privada de liberdade acima de 18 anos;

– Profissionais do sistema de privação de liberdade (comprovação por holerite);

– Professores (comprovação por holerite);

– Profissionais das Forças Armadas na ativa (comprovação por holerite);

Confira CLICANDO AQUI os endereços e horários de vacinação contra influenza em cada USFs

Botão Voltar ao topo