COLETA SELETIVA – Três Lagoas já arrecadou mais de 680 toneladas de material reciclável este ano - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

COLETA SELETIVA – Três Lagoas já arrecadou mais de 680 toneladas de material reciclável este ano

Separar o lixo comum do reciclável é um ato simples, uma lição que nos é ensinada desde pequenos, através de ações de conscientização nas escolas, e apesar de ser uma tarefa fácil, muitos ainda não colocam em prática em Três Lagoas.

A coleta seletiva de resíduos sólidos é uma das principais estratégias para reduzir a geração de rejeitos no meio ambiente e fomentar a sustentabilidade, além disso aumenta a vida útil do aterro sanitário e estará também gerando renda para os cooperados e suas famílias, por meio da coleta seletiva. Atualmente 20 famílias sobrevivem no Munícipio por meio deste serviço.

Em Três Lagoas, a Coleta Seletiva foi implantada em 2014 nas modalidades porta a porta (PaP) e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) posicionados em locais estratégicos com grande fluxo de pessoas e apesar deste trabalho extenso que vem sendo realizado, diariamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) se depara com este descarte irregular e também com a falta de conscientização das pessoas que colocam os resíduos inservíveis junto com materiais recicláveis para a coleta de lixo.

Essa prática tem uma série de vantagens, pois, estimula o consumo consciente, aumenta o ciclo de vida dos produtos que podem ser reciclados ou reutilizados e, com isso, diminui o volume de rejeitos que vão parar nos aterros sanitários.

De acordo com dados levantados pela SEMEA entre os meses de janeiro a setembro deste ano foram coletadas 680,86 toneladas de material reciclado, 4 toneladas a menos do que registrado no mesmo período do ano passado.

A diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa, considera que o número de moradores que participam da Coleta Seletiva ainda está abaixo do esperado, diante da quantidade de residências e moradores existentes no Município.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Os materiais “secos” ou recicláveis, são aqueles que podem ser reutilizados, como, por exemplo: plásticos, papéis, papelão e metais. Os materiais que costumam aparecer com maior frequência no cotidiano são: latas de (refrigerante, molho de tomate, sardinha), caixas de papel e papelão, garrafas PET (refrigerante), recipientes de produtos de higiene e limpeza, frascos plásticos e de vidros em geral.

COMO FAZER O DESCARTE

A diretora reforçou que para realizar o descarte da maneira correta, o munícipe deve dispor o seu resíduo reciclável dentro do saco verde e depois para coleta seletiva. CONFIRA OS DIAS QUE A COLETA PASSA EM SEU BAIRRO CLICANDO AQUI.,

Para ter acesso ao saco verde, o munícipe pode entrar em contato com a SEMEA por meio do whatsapp (67) 3929-1298 ou pelo telefone (67) 99182-3258.

Botão Voltar ao topo