Com ampliação do número de participantes em 2021, Assistência Social abre inscrições para o Serviço Família Acolhedora em Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Com ampliação do número de participantes em 2021, Assistência Social abre inscrições para o Serviço Família Acolhedora em Três Lagoas

Com o objetivo de dar oportunidade de convivência saudável e afetuosa às crianças que vivem em unidades de acolhimento e afastadas temporariamente de suas famílias biológicas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abre inscrição para famílias moradoras de Três Lagoas interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Tendo recebido uma ótima aceitação e ampliado o número de participantes em 2021, este Serviço visa buscar, capacitar e preparar as famílias que desejam receber e acolher temporariamente crianças e adolescentes em seus lares, permitindo uma experiência de carinho, educação e acolhimento.

A coordenadora do Serviço de Família Acolhedora da SMAS, Erica Hungaro, comenta que ações realizadas no ano passado refletiram positivamente e atualmente 10 crianças estão acolhidas pelas famílias participantes.

“Toda a divulgação e ações que realizamos surtiram efeito e diversas famílias nos procuraram interessadas em participar deste projeto tão especial. Hoje, o Família Acolhedora está acompanhando a interação de 10 crianças que estão tendo a oportunidade de conviver em um lar, mesmo que temporário, mas que fará toda a diferença em sua vida”, explicou.

AMOR INESPERADO

Para o casal Ana Paula e Luiz Otávio, a experiência como família acolhedora, está sendo fantástica. “Recebemos a nossa princesinha com dois dias de vida (hoje com 6 meses e doze dias) e a partir desse momento só gratidão e muito amor. Gratidão por ela ter transformado nossas vidas no sentido de nos ensinar a doar inteiramente em prol de um ser que não temos nenhum vínculo familiar. E amor porque fazer o bem e ter essa resposta em um sorriso, um carinho e ver a evolução dela a cada dia é a recompensa de toda esta doação de amor”, disse Ana Paula.

QUAIS OS REQUISITOS PARA SER UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA?

Para se tornar uma Família Acolhedora, todos os membros moradores da casa devem estar de comum acordo sobre a decisão de acolher a criança, deixando bem claro que é um processo temporário, não é adoção.

A família deve ser moradora de Três Lagoas, há no mínimo (02) dois anos. Os membros da família não podem estar respondendo processo criminal, além de não poder fazer uso de álcool, tabaco e drogas.

Ao acolher uma criança ou adolescente, a família receberá apoio e orientações dos profissionais (Assistente Social, Psicólogo, Advogado) referente aos acompanhados das famílias, bem como, o serviço subsidia recurso financeiro pelo tempo em que estiver participando do serviço, conforme preconiza na Lei Municipal que estabelece o Serviço em Acolhimento Familiar.

COMO E QUANDO SE INSCREVER?

Interessados em se inscrever devem procurar a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, localizado na Rua Zuleide Perez Tabox, 97 – Centro. Mais informações pelos telefones: (67) 3929-1454 ou (67) 99286-0561.

Botão Voltar ao topo