Com o apoio da Auren Energia, programa de Valorização da Educação beneficia mais de 2,9 mil alunos no oeste paulista - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

Com o apoio da Auren Energia, programa de Valorização da Educação beneficia mais de 2,9 mil alunos no oeste paulista

A Auren Energia comemora o marco de mais de 2,9 mil estudantes da rede pública de ensino beneficiados pelas ações do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) no Oeste Paulista em 2021. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Auren Energia e o Instituto Votorantim, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade do ensino por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes. O programa também está alinhado às ações e projetos da Auren Energia para a promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas de influência da UHE Porto Primavera.

A atuação do PVE na região teve início há dois anos. Em 2021, no município de Rosana foram beneficiados 1.339 alunos de sete escolas, incluindo estudantes do ensino básico, fundamental e de jovens e adultos. Já no município de Panorama, a parceria iniciada no ano passado atendeu 1.591 crianças e adolescentes de nove unidades escolares.

Para promover a melhora na qualidade de ensino, o programa conta com três eixos de atuação: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Por meio deles, são traçados, de forma conjunta com as secretarias municipais de Educação, planos de ação e estratégias para promover a melhoria da aprendizagem, levando em consideração as particularidades de cada região. Além disso, a iniciativa trabalha para envolver toda a comunidade em seu entorno, com foco, principalmente, no engajamento das famílias dos alunos.

“Iniciamos o PVE na região da UHE Porto Primavera em meio ao período mais crítico da pandemia de Covid-19 e essa parceria foi de extrema importância para colaborar com os municípios no processo de transição para os ensinos remoto e híbrido. Foram muitos os desafios superados: a falta de acesso a tecnologias e internet e de preparo de algumas famílias para esta nova realidade em que precisariam ajudar com as atividades remotas dos filhos”, destaca Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento social e Planejamento da Auren Energia.

Somando os dois municípios, são 16 escolas públicas beneficiadas pelo PVE, o que corresponde a cerca de 30 profissionais da educação (entre professores, coordenadores, diretores e integrantes das secretarias municipais) engajados.

Novos desafios

Para este ano, está em fase de finalização a pactuação com os municípios. Porém, o PVE já tem algumas ações previstas, tais como a retomada das aulas presenciais, recuperação do aprendizado após dois anos de pandemia e a redução da evasão escolar. “Depois de dois anos de ensino remoto, precisamos apoiar esses alunos na volta das aulas presenciais, nos efeitos gerados pela pandemia na saúde emocional e no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Os resultados apresentados no ano passado superaram as nossas expectativas e agora já estamos nos preparando para novos desafios. Este é apenas o começo de transformação que queremos, e podemos, impulsionar por meio da educação”, finaliza Leite. 

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial, publicada no ano passado, apontou que quatro em cada 10 jovens do ensino básico e superior já cogitaram abandonar os estudos durante a pandemia, o índice corresponde a 43% das 68 mil pessoas de 15 a 29 anos de todo o país ouvidas no estudo.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de energia renovável e comercialização de energia do Brasil. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados em diferentes regiões e uma das maiores capacidades instaladas do País (3,3GW).

Com sede em São Paulo, sua comercializadora apresenta uma carteira de clientes robusta, movimentando mais de 2,5 GW médios no ano de 2021, e um amplo portfólio de produtos e soluções focados nas necessidades do cliente e baseados no investimento contínuo em inteligência de mercado e digitalização.

Para conhecer mais sobre os ativos, projetos e soluções da Auren Energia, acesse: www.aurenenergia.com.br

Botão Voltar ao topo