Combate ao Aedes aegypti com uso de termonebulização foi iniciada pela Prefeitura de Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Combate ao Aedes aegypti com uso de termonebulização foi iniciada pela Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou nesta segunda-feira (20 de novembro) mais uma estratégia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O Município iniciou os trabalhos do equipamento de termonebulização adquirido no mês de outubro, a cidade é a primeira do Mato Grosso do Sul a utilizar essa ferramenta como aliada a Dengue.

A ação é realizada pela SMS através dos setores de Endemias e Entomologia que utilizam o termonebulizador para emitir uma névoa fina de inseticida, capaz de atingir locais de difícil acesso e eliminar os mosquitos adultos. A nevoa é jogada dentro dos bueiros, que extingue os mosquitos adultos e corta a cadeia do inseto, minimizando a transmissão das doenças e protegendo a população de Três Lagoas.

No primeiro dia de atividades, a equipe de Endemias da SMS esteve no Bairro Vila Nova e efetuou a cobertura de 33 quarteirões, contabilizando 107 bueiros alcançados. O serviço seguirá durante toda essa semana.

ESTUDOS

A nova estratégia foi instaurada após estudos dos dois setores da SMS, durante os trabalhos de instalação de armadilhas tipo ovitrampas pelo setor de Entomologia, onde foram detectados ovos de mosquitos (Aedes aegypti e outros Culícideos) e visualizados saindo de bueiros e galerias da rede pluvial, sendo considerado um potencial perigo de infestação destes vetores, dado a dificuldade do alcance dos locais de proliferação.

Botão Voltar ao topo