Comitê da Dengue apresenta estudo de projeto que vai mapear casos da doença na cidade, em parceria com a UFMS - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Comitê da Dengue apresenta estudo de projeto que vai mapear casos da doença na cidade, em parceria com a UFMS

A reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti foi promovida nesta quinta-feira (27), pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

No encontro composto por órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil são apresentados dados referentes à situação epidemiológica da dengue no Município e as ações desenvolvidas pela Administração Municipal.

Uma peça teatral foi encenada pela equipe da SMS, setor de Promoção de Saúde, retratando um paciente com dengue e todos os procedimentos que envolvem desde a suspeita até o tratamento da doença, e as consequências de terrenos sujos.

Os setores da SMS de Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Sanitária, Entomologia e Endemias abordaram temas como orientações de como proceder em casos de dengue; classificação, manejo e acompanhamento dos casos da doença; boletim epidemiológico; atendimentos das Unidade de Saúde do Município; visitas, denúncias e notificações de casos.

Prefeitura e UFMS vão firmar mais uma parceria, após o sucesso do trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19, quando foi desenvolvido o mapa de calor da Covid-19. O professor doutor docente Mauro Henrique Soares da Silva, da UFMS apresentou durante o Comitê, o projeto para um novo mapa de calor voltado para arboviroses e leishmaniose.

“Esse projeto do mapeamento vem para somar com todas as nossas ações já desenvolvidas pela Prefeitura, para combater a dengue em Três Lagoas, será mais uma ferramenta visando criarmos estratégias eficazes para erradicar o Aedes aegypti na cidade”, ressaltou a presidente do Comitê, a coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, sobre a importância do novo estudo.

Representando as demais instituições e entidades Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Núcleo Regional de Saúde, Coordenadoria Regional de Educação, Rotary Cidades das Águas, Lions Clube Três Lagoas, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), 3ª Bia AAAe do Exército, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), Grupo Alvorada, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas  (AEMS), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Associação de Bairro Interlagos, Grupo Assistencial Espírita – A Candeia e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Além da SMS estiveram presentes também Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Aeroporto Municipal.

ÍNDICES

Três Lagoas registra até está data 2.528 casos positivos de dengue e 06 óbitos, entretanto, os números tanto de casos notificados, quanto de casos positivos vem caindo desde de março, mês que registrou com maior pico de incidência.

O Município confirmou na última semana, dois casos de Chikungunya e um caso de Zika vírus.

Veja todos as apresentações referente ao Comitê:

APRESENTAÇÃO COMITÊ – ABRIL

APRESENTAÇÃO COMITÊ – ABRIL – ÍNDICES

Botão Voltar ao topo