Departamento de Saúde Coletiva inicia campanha Novembro Azul nas Unidades de Saúde de Três Lagoas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTrês Lagoas

Departamento de Saúde Coletiva inicia campanha Novembro Azul nas Unidades de Saúde de Três Lagoas

De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Andréia Lima, uma ação faz parte da portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009 que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem .

“Esta portaria considera que uma população masculina apresenta altos índices de morbimortalidade, representando assim verdadeiros problemas de saúde pública. Diante da necessidade de apoiar ações e atividades de promoção de saúde para facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde por parte dessa população, daremos início como ações a serem realizadas pelas unidades de saúde da nossa Cidade “, explicou.

Entre os temas que as Unidades podem trabalhar estão câncer de próstata; etilismo, tabagismo e câncer de boca; autocuidado (alimentação saudável e atividade física); vasectomia e violência no trânsito ou depressão.

Já dos serviços que precisam ser ofertados está atualização do cartão de vacina; testes rápidos; consulta médica e de enfermagem; aferição de pressão e glicemia; encaminhamento para vasectomia; avaliação cardiovascular; teste de snellen (visão); atendimento odontológico; solicitação de exames PSA; auriculoterapia e avaliação antropométrica.

Andréia lembra que os temas são sugestões, ficando a critério das coordenadas juntamente com a equipe decidir a temática a ser trabalhada, levando em consideração os agravos presentes no território abrangido pela USF.

Andréia acredita que esta é uma ótima oportunidade também para as empresas trabalharem o assunto com seus colaboradores, colocando as Unidades de Saúde a disposição para o atendimento destes funcionários. “Estaremos disparando ofícios para algumas empresas para lembrar-los da campanha e os mesmos são comtemplados com estes serviços”, finalizou a diretora.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Botão Voltar ao topo