Droga que mais mata nos EUA é apreendida pela 1ª vez no Brasil - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Polícia

Droga que mais mata nos EUA é apreendida pela 1ª vez no Brasil

Uma carga de fentanil foi encontrada no Espírito Santo

O fentanil, a droga que mais mata nos Estados Unidos, foi encontrada com traficantes pela primeira vez no Brasil. A apreensão foi feita pela Polícia Civil do Espírito Santo, em uma casa a 30 quilômetros de Vitória, capital do Estado.

De acordo com os investigadores, o dono da droga não é um traficante que domina pontos de vendas em periferias das cidades, e sim um fornecedor do traficante.

A polícia acredita que o fentanil foi produzido em Minas Gerais e seria oficialmente entregue em um hospital do Espírito Santo. Agora, os investigadores querem saber se o fentanil foi desviado durante o transporte ou se ele chegou até o hospital e foi vendido para os traficantes.

A apreensão chamou a atenção da maior agência de combate às drogas do mundo, o DEA, dos EUA. Dois agentes norte-americanos foram para o Estado, para auxiliar nas investigações.

O fentanil é um opioide, substância usada como anestésico nos hospitais, para tirar a dor dos pacientes, mas também causa alucinações.

O fentanil é um opioide sintético até 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. A droga se tornou a principal causa de morte entre os norte-americanos, de acordo com dados do CDC.

A polícia acredita que os traficantes possam estar usando o fentanil para batizar outras drogas, como a cocaína e pílulas sintéticas. Isso potencializa o vício dos usuários, aumentando o consumo e gerando lucro às organizações criminosas.

Nos Estados Unidos, o fentanil provocou a morte de 75 mil pessoas, no intervalo de um ano, de acordo com a agência antidrogas do país. Em 2022, os norte-americanos apreenderam 57 milhões de pílulas de fentanil falsificadas e 6,5 toneladas da substância em pó.

Conforme o DEA, a droga falsificada é produzida e fornecida pelos carteis estabelecidos no México.

Botão Voltar ao topo