Efeito inverso: paraguaios cruzam fronteira para abastecer em postos de combustíveis no Brasil - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueEconomia

Efeito inverso: paraguaios cruzam fronteira para abastecer em postos de combustíveis no Brasil

Efeito inverso: antes, os moradores na linha de fronteira entre Brasil e Paraguai buscavam pelos postos de combustíveis para abastecer os veículos do lado paraguaio. Porém, com a limitação de impostos nacionais e queda o ICMS, os moradores de Pedro Juan Caballero (PY) estão cruzando a fronteira e indo abastecer com gasolina do lado brasileiro, em Ponta Porã (MS). 

Nos postos de combustíveis brasileiro era raro ver carros paraguaios, agora, a situação está diferente. Em média, os postos em Ponta Porã (MS) estão R$ 0,15 mais baratos do que os de Pedro Juan Caballero.

A doméstica Maria Madalena Torres Sanabria nunca tinha visto esse tipo de situação. “Nunca vi nada assim, nunca vi uma situação dessa. Agora eu vou abastecer só no Brasil”, detalhou.

O economista Michel Constantino explica que os postos de combustíveis brasileiros já estão sentindo o reflexo da redução dos impostos. Já no Paraguai, o que tem afetado o preço elevado é a alta no dólar.

“O cálculo dos combustíveis, internacional, principalmente no Paraguai, também leva em conta o dólar. Como o país não teve redução de impostos, os preços continuam altos no país vizinho. Com o incentivo maior no Brasil, os carros procuram o país para abastecer pelos preços mais baixos”, detalha o economista.

G1MS

Botão Voltar ao topo