Eldorado Brasil chega a 16,5 milhões de toneladas de celulose produzidas um ano antes do previsto - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Celulose

Eldorado Brasil chega a 16,5 milhões de toneladas de celulose produzidas um ano antes do previsto

Produção acumulada representa 11 anos de operação, mas empresa comemorará 10 anos em dezembro

Com feito inédito no mercado global de celulose, a Eldorado Brasil Celulose antecipa em um ano a produção de celulose prevista para ser atingida em 11 anos e completa 16,5 milhões de toneladas desde o início das operações. Prestes a celebrar 10 anos, a fábrica opera 20% acima da capacidade nominal projetada. O marco alcançado, no último dia 23 de novembro, é resultado da produção de R$ 1,5 milhão de toneladas de celulose a mais na planta que fica em Três Lagoas (MS).

O anúncio dos 11 em 10 é resultado da eficiência operacional da indústria de celulose que atua com alto grau de competitividade e é destaque global no setor. 

“Possuímos uma eficiência em torno de 96%, um modelo para o setor, mas desde o início de nossa operação temos a determinação e o compromisso de superação e, ano a ano evoluímos nossa capacidade produtiva. Hoje conseguimos esse feito inédito no Brasil e no mundo graças ao nível de atuação dos profissionais do time Eldorado”, explica Carlos Monteiro, diretor industrial da Eldorado Brasil.

Entre os atributos operacionais, Monteiro acrescenta que a preservação dos equipamentos e da planta, desde sua concepção, contribuíram para essa produtividade. O ciclo de eficiência da companhia evoluiu em tecnologia e atualmente, com uso de inteligência artificial e equipamentos autônomos, consegue prever revisões de maquinários e reduzir uso de matéria-prima e químicos, resultando em menos custo para a produção de cada tonelada de celulose.

Na linha do tempo, a partir de 2014, no segundo ano de produção da fábrica, a Eldorado Brasil já ultrapassou pela primeira vez a capacidade nominal da planta, originalmente de 1,5 milhão de toneladas por ano, e atingiu a marca de 1,568 milhão de toneladas de celulose.  E, desde então, ano após ano, a companhia segue em produção ascendente. Prova disso foi o último trimestre deste ano, oportunidade em que a empresa bateu um novo recorde e chegou a 476 mil toneladas de celulose produzidas em 3 meses.

“Os equipamentos e a tecnologia estão disponíveis no mercado. Nosso diferencial está no nosso modelo de gestão e no nível técnico das pessoas”, explica Monteiro, diretor que é funcionário número 1 da Eldorado Brasil e passou por todas as etapas de evolução da companhia.

Fardos de celulose Eldorado Brasil – Crédito imagem: Eldorado Brasil

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com mais de 250 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. A fábrica da empresa tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Focada em geração de energia limpa e sustentável, além da produção proveniente da operação da fábrica, a companhia também opera uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia verde e renovável. Para tudo isso funcionar dessa maneira, a Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais, alinhados aos valores organizacionais e direcionadores estratégicos do negócio.

Botão Voltar ao topo