Eldorado Brasil é protagonista da primeira operação comercial sem uso do dólar entre Brasil e China - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueEconomia

Eldorado Brasil é protagonista da primeira operação comercial sem uso do dólar entre Brasil e China

Brasil e China completaram a primeira operação comercial realizada somente com moedas locais dos países — yuan e real. A informação foi confirmada pela mídia estatal chinesa.

A empresa Eldorado Brasil realizou no dia 25 de agosto o embarque de celulose à China. Foram 43 contêineres direcionados ao país asiático.

A transação foi finalizada no última semana, com a conversão direta de reminbi para real. O recurso ficou disponível no dia 29 de setembro, confirmou a empresa à CNN.

CFO da Eldorado, Fernando Storchi explicou à época do embarque que a exportação era um teste e contava com o apoio do Banco da China Brasil (BOC Brasil).

A mercadoria foi enviada do Porto de Santos ao Porto de Qingdao, na China em agosto. No mês seguinte, o BOC Brasil recebeu uma carta de crédito em moeda chinesa, emitida pelo importador.

O BOC Brasil, após notificar a Eldorado e revisar documentos, converteu imediatamente o reminbi recebido em reais e o enviou à conta local do cliente.

A mídia estatal chinesa destacou que, em abril deste ano, durante viagem à China, Lula assinou memorando de entendimento sobre cooperação para promover o comércio em moedas locais. O presidente brasileiro vem pedindo que o Sul Global seja menos dependente do dólar.

Fonte CNN

Botão Voltar ao topo