Eldorado Brasil realiza ação pedagógica e lúdica que vai ensinar 10 mil defensores da natureza mirins em Mato Grosso do Sul - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Eldorado Brasil realiza ação pedagógica e lúdica que vai ensinar 10 mil defensores da natureza mirins em Mato Grosso do Sul

Dentro de uma semana, Mato Grosso do Sul vai passar a contar com 10 mil defensores da natureza mirins. Pequenos no tamanho, mas totalmente dispostos a ensinar cuidados de efeitos grandiosos para evitar queimadas e a preservar o meio ambiente. De 20 a 27 de setembro, a Eldorado Brasil leva para 18 escolas públicas do Estado, uma ação pedagógica e lúdica para maior engajamento no combate aos incêndios, especialmente nessa época do ano, quando a estiagem e ventos fortes propiciam o aumento de focos de incêndios.

O projeto “Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas” apresenta um conceito interativo por meio de peça teatral para conscientizar alunos de 5 a 15 anos em mais de 30 apresentações. A maratona educativa vai ser divertida e passar pelas cidades de Inocência, Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. O intuito é alertar para comportamentos nocivos ao meio ambiente, praticados por seres humanos, e transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores de informação.

A escolha das cidades está diretamente ligada à atuação da Eldorado Brasil com as florestas de eucalipto e, em Três Lagoas, onde está localizada a fábrica.  A indústria tem a sustentabilidade como direcionador e possui arrojada estrutura de combate ao incêndio, formando brigadistas a cada ano e trabalhando para reduzir o número de queimadas na região.

COMO VAI SER

E como aliados para levar essa mensagem de queimadas zero, um trio de personagens vai se unir, inusitadamente, para salvar a vida humana. Jacaré, tucano e até a feroz onça pintada estão na peça escrita pelo Teatral Grupo de Risco, especialmente para o projeto.  Com exemplos comuns do dia-a-dia, será possível apreender o que é certo e errado para preservar a casa de todos, o planeta Terra.  Até uma música foi composta para que todos puxem o coro de que: “nosso planeta é um só e tudo depende de nós”. Na peça, um brigadista também tem papel fundamental sobre como agir corretamente.

ESTRUTURA DE COMBATE ÀS QUEIMADAS

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento 24h por dia, de mais de 250 mil hectares de florestas plantadas. Na vanguarda da inovação tecnológica em seus processos de produção, o direcionador que orienta as ações da empresa estimula o monitoramento da qualidade e da proteção de suas florestas. Desta forma, todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação.

Em 2021, a empresa formou mais de 1300 brigadistas e neste ano mais de 500 pessoas já passaram pelo treinamento.

MONITORAMENTO E TECNOLOGIAS

Com um total de 23 câmeras de longo alcance – número que passará para 25 ainda em 2022 – instaladas em torres de 65 metros de altura em áreas da empresa, é possível ter o monitoramento das florestas em tempo real. Na central de monitoramento servidores estão equipados com softwares com grande capacidade para identificar focos de incêndios em imagens geradas pelas câmeras das torres.

Satélites com detecção de focos de calor, também registram e enviam imagens para a central, que analisa e determina as ações de combate que contam, inclusive, com helicóptero e avião. Parte das torres também possui um sistema que permite transmissão de sinal sem fio, para comunicação em situações de emergência.

O trabalho é reforçado por 26 estações meteorológicas, que cobrem praticamente toda área com florestas plantadas pela companhia, atuando também no monitoramento climático de longo prazo.

Com o apoio de comunidades localizadas nas proximidades de áreas da empresa, de instituições e de empresas do ramo, a Eldorado também realiza ações conjuntas, tais como campanhas e auxílio em ocorrências.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com 250 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. A fábrica da empresa tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Focada em geração de energia limpa e sustentável, além da produção proveniente da operação da fábrica, a companhia também opera uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia verde e renovável. Para tudo isso funcionar de maneira, a Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais, alinhados aos valores organizacionais e direcionadores estratégicos do negócio.

Serviço:

Ao avistar algum foco de incêndio em áreas de florestas da Eldorado, ou em propriedades próximas, ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para:

 (67) 99839-5353, ou ligar para 193 ou ainda 08007279906.

Botão Voltar ao topo