Em Ribas do Rio Pardo, parceria entre Suzano e prefeitura oferece curso preparatório do Sesi para o Encceja - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Santa Rita do Pardo

Em Ribas do Rio Pardo, parceria entre Suzano e prefeitura oferece curso preparatório do Sesi para o Encceja

Como resultado de uma parceria entre a Suzano e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, o Sesi deu início na cidade ao curso preparatório para o Encceja, prova anual que permite a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio obterem certificado de conclusão dos estudos. A aula inaugural foi realizada na noite da última segunda-feira (11/07) e contou com a presença de alunos, professores, autoridades municipais e representantes do Sesi e da Suzano.

Ao todo, 155 alunos matricularam-se para o curso formativo com foco na educação básica, que será ministrado por professores credenciados pelo Sesi. São quatro turmas do ensino médio e uma do ensino fundamental. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira na Escola Municipal Iracy da Silva Almeida, em período noturno, até o dia 26 de agosto.

Segundo o gerente de educação do Sesi, Josebene Lima de Moura Filho, o curso poderá ajudar no aumento do nível de escolaridade no município. “Com isso, espera-se elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, com vistas a minimizar a gravidade dos problemas enfrentados pela demanda existente. Hoje em dia, os trabalhadores precisam de formação específica para manterem seus empregos ou exercer funções especializadas, com melhor remuneração”, afirmou.

O coordenador de desenvolvimento social da Suzano, Israel Batista Gabriel, deixou uma mensagem de incentivo aos alunos. “Na Suzano acreditamos que é só bom para nós se for bom para o mundo e, por isso, estamos juntos com o município e o Sesi nesta iniciativa que, com certeza, resultará em oportunidades de um futuro melhor para todos vocês. Não importa por qual motivo no passado vocês deixaram de concluir os estudos, mas sim que vocês tomaram a melhor decisão possível ao se inscreverem neste curso, uma nova oportunidade que vocês podem agarrar com todas as suas forças”, afirmou.

 Na mesma linha, o gerente executivo industrial da Suzano, Leonardo Mendonça Pimenta, enalteceu os alunos pela escolha por concluir os estudos. “Vocês estão olhando mais à frente, não apenas para o certificado do ensino fundamental ou médio. Que bom que vocês estão se capacitando, porque novas portas vão se abrir com o desenvolvimento chegando a Ribas do Rio Pardo. Na Suzano, buscamos gerar e compartilhar valor em tudo o que fazemos e, com a construção da nossa nova fábrica na cidade, não seria diferente. Estamos muito satisfeitos em compartilhar essa conquista com vocês”, salientou.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, falou das novas perspectivas que se abrem a partir da formação educacional. “Esse certificado vai dar a vocês a oportunidade de conquistar melhores salários. Com isso vocês poderão dar uma vida melhor para suas famílias. E quem sabe em muito breve vocês estarão trabalhando na Suzano. A empresa está preocupada em contratar mão de obra local, e vocês estão com um passo à frente da concorrência”, ressaltou.

Sobre o curso

O curso formativo oferecido pelo Sesi tem como objetivo capacitar jovens, adultos e idosos, com foco na conclusão dos estudos. Todas as aulas contam com acompanhamento da coordenação pedagógica do Sesi e seguem os componentes curriculares atualizados do ensino fundamental e médio. Ao participar da formação, os alunos estarão melhor preparados para prestar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Botão Voltar ao topo