Empresários da indústria cerâmica de MS discutem desafios do setor - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueMato Grosso do Sul

Empresários da indústria cerâmica de MS discutem desafios do setor

Empresários da indústria cerâmica de Mato Grosso do Sul participaram, nesta quinta-feira (06/04), de uma reunião no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, para discutir os desafios do setor e as oportunidades de crescimento dos negócios. O Encontro com Ceramistas foi organizado pelo Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso do Sul (Sindicer-MS) e contou com a participação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

No encontro, os empresários apresentaram as principais dificuldades enfrentadas e sugeriram alternativas para superá-las. Ao destacar a contribuição do segmento para a cadeia produtiva estadual, Longen disse estar atento às reivindicações da classe empresarial. 

“O setor ceramista é um segmento importante na geração de empregos e no desenvolvimento regional em Mato Grosso do Sul. Decidimos que vamos levar as demandas dos empresários ao governo do Estado, e outras demandas foram feitas para o Sistema Indústria, por meio das ações de suporte do Sesi e Senai. Todas as indústrias que compõem a base da Fiems passarão por esse processo de diagnóstico”, afirmou o presidente. 

O presidente do Sindicer-MS, Natel Henrique Farias de Moraes, parabenizou a Fiems e o governo do Estado por manter o canal aberto ao diálogo com a classe produtiva. “Percebemos a necessidade de trazer os problemas que o setor enfrenta para que o nosso presidente, junto com o governo do Estado, nos ajude a criar alternativas para superar esse momento, e com isso fazer a indústria cerâmica voltar a crescer”, disse 

Uma das dificuldades relatadas pelos empresários sul-mato-grossenses é o enfrentamento da concorrência desleal com produtos oriundos de outros estados, que são produzidos na informalidade e que não pagam tributos. Jaime Verruck explicou como o poder público tem combatido essa prática nociva às empresas locais. “O governo do Estado tem combatido isso de duas formas: através do Inmetro, identificando a qualidade desse produto, e da fiscalização mais forte por parte da Secretaria Estadual de Fazenda”, pontuou o secretário.

Sesi e Senai podem contribuir com o desenvolvimento do setor cerâmico

Durante o Encontro com Ceramistas, os empresários tiveram oportunidade de conhecer os principais produtos e serviços oferecidos pelo Sesi e pelo Senai para as indústrias. Segundo a integrante da diretoria do Sindicer-MS e vice-presidente da Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, um dos principais desafios do setor ceramista é a obtenção de insumos para o aquecimento dos fornos. Investir em melhorias técnicas e gestão de recursos seria uma das formas de contornar essas dificuldades. “Tanto Sesi como Senai oferecem uma enorme lista de produtos e serviços que podem ajudar as fábricas”, pontuou Cláudia.

Já o vice-presidente do Sindicer-MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, destacou a atuação da Fiems em prol dos setores produtivos industriais. “O presidente Sérgio Longen está convocando todos os segmentos, começando pela cerâmica. Entendemos que é de extrema importância isso que o presidente vem fazendo, que é nos reunirmos para discutir a conjuntura atual e achar soluções para continuar a crescer”, concluiu.

Fonte Fiems

Botão Voltar ao topo