Escalada em torno da Ucrânia e sanções contra a Rússia podem levar à crise de energia – Diz especialista russo - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
MercadoMundo

Escalada em torno da Ucrânia e sanções contra a Rússia podem levar à crise de energia – Diz especialista russo

MOSCOU, 22 de fevereiro. /TASS/. O agravamento das tensões geopolíticas associadas à Ucrânia está contribuindo para um crescimento de cerca de US$ 15 nos preços do petróleo. No entanto, se a situação se normalizar, o crescimento pode ser sufocado, disse o chefe de recursos naturais e commodities da EMEA da Fitch Dmitry Marinchenko à TASS.

“O prêmio geopolítico dos preços do petróleo pode agora atingir cerca de US$ 15 por barril. Se a situação seguir o cenário mais calmo, o que implica a ausência de maior escalada, sanções mínimas que não afetam o setor de petróleo e gás e congelamento do conflito, isso prêmio geopolítico pode ser suprimido”, disse ele. O preço do petróleo Brent no contexto de notícias sobre a escalada da situação na Ucrânia vem crescendo por vários dias seguidos e na terça-feira ultrapassou US $ 99 por barril.

Se a situação piorar, entrar em uma fase mais aguda, que pode resultar em sanções contra as exportações russas de petróleo, os preços do petróleo “podem exceder significativamente US $ 100 por barril”, disse Marinchenko. Esse cenário, segundo o especialista, “poderia causar uma crise energética”. “A participação da Rússia no mercado mundial de petróleo é superior a 10%, não há nada para substituí-la, há poucas capacidades livres, especialmente em vista da recuperação gradual da demanda – mesmo que as sanções contra o Irã possam ser suspensas em um futuro próximo, “, concluiu.

As tensões aumentaram ao longo da linha de contato no leste da Ucrânia na manhã de 17 de fevereiro. As autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (DPR, LPR) relataram o bombardeio mais pesado das Forças Armadas ucranianas em meses. Em 18 de fevereiro, os chefes do LPR e do DPR, Leonid Pasechnik e Denis Pushilin, anunciaram a evacuação dos residentes das repúblicas para a Rússia. A mobilização geral foi ordenada nas repúblicas de Donbass em 19 de fevereiro.

Em 21 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin assinou decretos na cerimônia no Kremlin sobre o reconhecimento das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. Putin se reuniu com os líderes da DPR e da LPR, Denis Pushilin e Leonid Pasechnik, e assinou com eles os tratados de amizade, cooperação e ajuda mútua entre a Rússia e as duas repúblicas.

Botão Voltar ao topo