Escola do Legislativo realiza formação com servidores da Câmara - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaquePolítica

Escola do Legislativo realiza formação com servidores da Câmara

Na manhã desta quinta-feira (14), os servidores da Câmara Municipal de Três Lagoas participaram de uma formação, organizada pela Escola do Legislativo, sobre os princípios da administração pública e a motivação do servidor público, com palestras de Clézio Lara e Edilene de Freitas Camargo. Esta é a segunda palestra e, de acordo com Mayara da Silva Reis Zotelli, coordenadora pedagógica da Escola, “os temas foram propostos pelos próprios servidores em pesquisa feita anteriormente”.

O primeiro a palestrar foi oservidor da Casa do Povo, Clézio, que falou sobre os princípios da administração pública, comparando com os princípios da administração privada. “Agentes públicos são todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitória, com ou sem remuneração no exercício, de alguma função estatal, nos três poderes”, definiu. Em seguida, elencou os tipos de agentes públicos: políticos (chefe do executivo e membros legislativo), administrativos (servidores públicos, empregados públicos, cargos de confiança, em comissão, temporários), honoríficos (jurados, mesários), delegados (concessionários, permissionários, leiloeiros) e credenciados (representam a administração em certos atos).

São princípios da administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (LIMPE), presente no Artigo 37 da Constituição Federal. Clézio deu alguns exemplos sobre como seguir os princípios: “para a Legalidade, por exemplo, temos a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno, o Estatuto dos Servidores e Plano de Cargos para serem seguidos. Para a Publicidade, a Lei nº12.527/2011, Lei de Acesso àInformação, a Lei nº8.666/1993, Lei de Licitaçãoe os diários oficiais ajudam”.

“É preciso ter leveza”, foi assim que Edilene, psicóloga e coach de vida e profissional, começou a segunda parte da palestra. “Todos estão a procura da felicidade, mas associam ela a coisas materiais: quando eu tiver isso, serei feliz; quando eu realizar isso, serei feliz”, reforçou sobre o comportamento comum do ser humano, que também sempre terceiriza a culpa de não conseguir aquilo que deseja para alcançar a felicidade. “É preciso se aceitar e assumir o comando da própria vida. A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos”, reforçou.

A psicóloga deu algumas dicas: tudo começa na família (independente da sua formação familiar, use e abuse desse conforto emocional), crie laços e tenha bons relacionamentos (no trabalho e nos lugares que frequenta), tenha sonhos e, o principal, seja comprometido com eles. “Por fim, se apaixonado pelo seu trabalho! Se não ama o que faz, não tenha medo de se planejar e mudar a mudança de onde está”, defendeu.

Encerrando as palestras, Edilene fez todos gritarem a seguinte frase: “Não é o sucesso que nos torna felizes. É a felicidade que traz sucesso. O tempo para ser feliz é o agora. O lugar para ser feliz é aqui”.

Botão Voltar ao topo