Estiagem devido a falta de chuva coloca em alerta região do Bolsão - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
AgropecuáriaDestaque

Estiagem devido a falta de chuva coloca em alerta região do Bolsão

A presença de uma extensa massa de ar seco inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva sobre quase todo o Brasil. Os níveis de umidade do ar tendem a baixar mais e podem ficar entre 12% e 20% em muitas áreas do  Centro-Oeste, em parte do Tocantins e em algumas áreas do Sudeste e do Nordeste.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Goiás (exceto no leste do estado), em Mato Grosso (exceto no norte e noroeste do estado, no centro-sul e leste do Tocantins, no sul do Piauí, no oeste da Bahia, Triângulo Mineiro, no oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul

Região do Bolsão

Municípios sul-mato-grossenses enfrentam situação de estiagem extrema devido à falta de chuva. Cassilândia, Inocência e Selvíria, por exemplo, estão na lista dos mais secos, sem chuva significativa há 39 dias. Em alguns casos, segundo o meteorologista Natálio Abraão ao Campo Grande News, já “há situação de seca máxima excepcional, com 44 dias sem chuva significativa”.

Aviso de Baixa Umidade. Severidade Grau: Moderate

INMET publica aviso iniciando em: 20/07/2022 13:00. Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Cuidados

Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde. Por este motivo, é interessante saber algumas informações sobre a baixa umidade relativa do ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, inclusive, abaixo de 30%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são, geralmente, as mais prejudicadas.

Nestes estados, há um significativo aumento de buscas por atendimento médico, principalmente por pessoas alérgicas. Isso acontece porque as mucosas costumam ressecar e inflamar nestes períodos. Como, dentre outras funções, estas desempenham um papel de barreira física à entrada de substâncias nocivas ao nosso corpo, o clima seco propicia a entrada de agentes estranhos. Empenhado em manter a homeostase, nosso organismo acaba se sobrecarregando, trazendo a inevitável sensação de cansaço.

Como foge ao nosso controle imediato impedir esta manifestação climática, algumas medidas podem ser utilizadas para melhorar nossa saúde e qualidade de vida em tais períodos:

• Ingerir bastante líquido;
• Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar;
• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia;
• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis;
• Usar creme hidratante na pele, e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos;
• Evitar exercícios físicos entre as 10 da manhã e 5 da tarde;
• Evitar grandes aglomerações;
• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras;
• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;
• Evitar exposição prolongada à ambientes com ar condicionado;
• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
• Não provocar queimadas.

Botão Voltar ao topo