Destaque

Estudo sugere que insetos podem sentir dor física

Sim: eles provavelmente sofrem toda vez que são vítimas de uma chinelada

Não é fácil estudar a percepção de dor em insetos. Algumas pesquisas sugerem que a dor pode estar associada à emoção – por outro lado, costumamos ver os insetos como animais guiados pelo instinto, e que talvez não vivenciem a dor da mesma forma que os humanos.

Mas algumas pesquisas recentes têm contestado essa ideia. Cientistas da Queen Mary University of London, no Reino Unido, analisaram diferentes artigos e experimentos já realizados sobre o tema. E eles concluíram que sim: os insetos provavelmente sofrem toda vez que são vítimas de uma chinelada.

Vale diferenciar dois conceitos aqui: o de dor e o de nocicepção. A nocicepção é a detecção, pelo sistema nervoso, de estímulos desagradáveis: queimaduras, cortes ou contusões, por exemplo. Ela gera uma série de respostas físicas e psicológicas nos animais. A percepção de dor pode ser uma das consequências da nocicepção.

Ou seja: não é porque um pernilongo foge da chinelada que ele necessariamente sente dor quando é atingido. Já se sabe que os insetos evitam contatos que possam machucá-los (e até bactérias podem fazer o mesmo). E estudos mostram que a sensação de dor pode ser regulada independentemente da nocicepção.

Nos mamíferos, os nociceptores enviam sinais ao cérebro quando detectam um estímulo nocivo. Os neurônios, então, geram a sensação negativa e física da dor. “Soldados às vezes não percebem ferimentos graves no campo de batalha porque os opióides do próprio corpo suprimem o sinal nociceptivo”, disse a autora Matilda Gibbons ao portal britânico Newsweek. “Nós então nos perguntamos se o cérebro dos insetos teriam mecanismos nervosos associados à experiência da dor, que vai além da nocicepção básica.

Os insetos não possuem os receptores de opioides que ajudam os mamíferos a lidar com a dor. No entanto, eles produzem algumas proteínas durante eventos traumáticos que podem exercer a mesma função.

Uma pesquisa de 2019 constatou que as moscas drosófilas, comumente usadas em experimentos científicos, demonstram sintomas de dor crônica quando têm a perna amputada. No experimento, a perna oposta à amputada se tornou hiper-sensível.

Não dá para colocar os insetos em uma caixinha e afirmar que a percepção de dor é a mesma para todos eles. No entanto, diferentes estudos têm mostrado que talvez os insetos tenham sistemas de sensação de dor mais complexos do que imaginávamos.

Redação

Recent Posts

Alimentos sobem triplo da inflação, mostra IPCA-15. Veja o que mais subiu

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do…

2 dias ago

Entrada Franca: 13º Torneio de Pesca Esportiva de TL começa na próxima quinta-feira (02)

A 13ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebe competidores de…

2 dias ago

Prefeitura de Três Lagoas divulga calendário de feriados e pontos facultativos do mês de maio e junho

A Prefeitura de Três Lagoas publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato…

2 dias ago

MAIO AMARELO – SEINTRA promove campanha de conscientização no trânsito

A Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e…

2 dias ago

Polícia Civil deflagra operação “Jazida” e bloqueia mais de R$ 1 milhão de empresa que executa obra pública em Bataguassu

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, a Polícia Civil, por intermédio do DRACCO (Departamento de Repressão…

3 dias ago

Projeto Visita Guiada da Câmara de Três Lagoas recebe alunos da EM Joaquim Marques

Na manhã, desta sexta-feira (26), alunos da Escola Municipal Joaquim Marques, estiveram na Câmara para…

3 dias ago