Fortes chuvas colocam região das lagoas em Alerta Vermelho - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Três Lagoas

Fortes chuvas colocam região das lagoas em Alerta Vermelho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), emitiu alerta vermelho aos moradores e transeuntes da região das 1ª e 2ª lagoas devido ao volume de chuvas dos últimos dias.

Recentemente, a Prefeitura comunicou que a Segunda Lagoas havia transbordado a ponto de cobrir a via de acesso entre os bairros Interlagos e Jardim Dourados e, na manhã desta segunda-feira (06), o secretário de Meio Ambiente, Mauro De Grandi, transmitiu uma live mostrando a situação do local.

Com o nível de água acima da margem da Segunda Lagoa, a casa de bombas está inundada, inclusive, alguns terrenos ao redor.  “Estamos trabalhando 24 horas para evitar que a situação saia do controle. As bombas estão funcionando, porém, com esta quantidade de chuva, elas recebem mais água do que o normal para bombear e manter o nível”.

Com isso, a SEMEA alerta sobre a possibilidade de alagamento e inundação nas residências próximas das duas lagoas menores.

“Precisamos prevenir riscos, por isso, comunicamos aos moradores dessa região que tomem as devidas providências, caso as chuvas aumentem e comecem a invadir suas propriedades. Orientamos que comuniquem a Defesa Civil, as equipes do CRAS Interlagos e a nossa Secretaria para que possamos dar o suporte necessário às famílias e reduzir danos”, completou Mauro.

O secretário reforça que as condições da região é uma preocupação do prefeito Angelo Guerreiro, que cobra constantemente esta atenção, inclusive no pedido de evitar transitar no entorno da Segunda e Primeira Lagoa. No ano passado, o prefeito realizou a canalização entre estas duas lagoas, possibilitando o escoamento.

SERVIÇO

A população pode entrar em contato com os órgãos pelos telefones:

CRAS Interlagos – (67) 3929-1834/3929-1835.

SEMEA – (67) 3929-1248

Telefone da Defesa Civil de Três Lagoas– (67) 99184-8429

Segunda-feira tem previsão de tempo com sol e chuvas isoladas em Mato Grosso do Sul

Nesta segunda-feira (6) a previsão é de tempo com sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. No entanto podem haver pancadas de chuva isoladas e até tempestades com raios e rajadas de vento em alguns locais.

Segundo o Cemtec (Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) durante a semana o tempo segue instável, com possibilidade de chuva fraca e moderada no Estado, tendo pontualmente tempestades em algumas cidades. O alerta fica aos locais em que o tereno já está úmido e se tiver mais chuvas constantes podem ter alagamentos e até deslizamento de terra.

Três Lagoas segue com aviso de Tempestade. Severidade Grau: Moderado segundo o INMET, que publicou o aviso iniciando em: 06/03/2023 09:53. Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Instruções

1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

2. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

4. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

5. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

6. Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

7. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

8. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

Botão Voltar ao topo