Frente fria de “ar polar” se desloca a MS e deve fazer sul-mato-grossenses tirarem os casacos do armário
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta de queda brusca de temperatura em todo Estado na noite desta quinta-feira(06) causada por uma frente fria de ar polar.
A massa de ar frio de origem polar já se espalha e as temperaturas deve cair nos 79 município de MS. O frio deve se estender durante o fim de semana.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as mínimas podem cair para 12°C nas cidades do Sul e Sudeste do estado.
Apesar do aumento da nebulosidade nessas áreas, a chance de alguma chuva é remota. Áreas na fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai podem ter alguma chuva leve ou garoa.
Em Dourados e Ponta Porã, a previsão máxima chegando a 26°C nesta sexta-feira (7) e 31°C no sábado (8).
Na capital, a previsão é que as temperaturas mínimas no fim de semana possam ser de 16°C pela manhã e à tarde, a máxima não ultrapassa 29°C.
A previsão indica que na próxima semana, o tempo possa esquentar momentaneamente, mas uma nova frente fria deve voltar a declinar as temperaturas em Campo Grande.
Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba, as mínimas podem chegar a marcar 15°C nesta sexta-feira (7) e no fim de semana, pela manhã os termômetros registram 18°C de mínima e máxima de até 31°C.
Caminho do ar frio sobre o Brasil
Segundo o site Clima Tempo a massa de ar frio de origem polar terá um deslocamento continental no início de seu período de atuação.
O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema, alcançou o norte da Argentina no dia 5 de maio.
Mas nessa posição, o ar frio também chega com mais facilidade ao Mato Grosso do Sul e também nas áreas de fronteira com a Bolívia.
Por isso, as áreas a oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, oeste de Rondônia e o sul do Acre vão começar a sentir um vento frio já no decorrer desta quinta-feira.
No fim de semana do Dia das Mães, o ar frio já estará saindo do Centro-Oeste do país e a tendência é de rápido aquecimento em todas as áreas.
Porém as madrugadas e o amanhecer ainda serão com temperaturas amenas.