Brasil

Governo assina acordos que podem fechar lixões e despoluir rios

A despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia são os objetivos de três acordos de cooperação assinados nesta segunda-feira (14) entre associações setoriais e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Um deles, sobre o monitoramento da qualidade da água, foi assinado com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). O acordo prevê a criação de uma plataforma digital para aprimorar a gestão da qualidade da água em todo o Brasil.

“A plataforma oferecerá informações consolidadas sobre a qualidade dos efluentes tratados, mais transparência aos usuários e incentivo a melhorias operacionais, além de melhor orientação de ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho dos serviços de tratamento de efluentes”, detalhou a pasta em nota.

Outro acordo assinado trata da logística reversa de óleo lubrificante. Por meio dele, a expectativa é de que sejam integradas informações setoriais sobre essa logística no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e, com isso, seja desenvolvido um aplicativo online, para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no país, como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos. Nesse caso, além do MMA e da Abetre, outra parceira será a Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do Oluc – óleo lubrificante usado ou contaminado.

Há ainda a parceria para elaboração do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos. “Esta ferramenta digital indicará as regiões com maior potencial para investimentos no aproveitamento do lixo como fonte de energia”, explicou o ministério.

Além disso, está prevista a integração de informações setoriais e de infraestrutura sobre recuperação energética, a modernização normativa e o desenvolvimento de conteúdos para a qualificação de órgãos ambientais e consórcios públicos.

Redação

Recent Posts

Alimentos sobem triplo da inflação, mostra IPCA-15. Veja o que mais subiu

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do…

2 dias ago

Entrada Franca: 13º Torneio de Pesca Esportiva de TL começa na próxima quinta-feira (02)

A 13ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebe competidores de…

2 dias ago

Prefeitura de Três Lagoas divulga calendário de feriados e pontos facultativos do mês de maio e junho

A Prefeitura de Três Lagoas publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato…

2 dias ago

MAIO AMARELO – SEINTRA promove campanha de conscientização no trânsito

A Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e…

2 dias ago

Polícia Civil deflagra operação “Jazida” e bloqueia mais de R$ 1 milhão de empresa que executa obra pública em Bataguassu

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, a Polícia Civil, por intermédio do DRACCO (Departamento de Repressão…

2 dias ago

Projeto Visita Guiada da Câmara de Três Lagoas recebe alunos da EM Joaquim Marques

Na manhã, desta sexta-feira (26), alunos da Escola Municipal Joaquim Marques, estiveram na Câmara para…

2 dias ago