Ibovespa tem queda com peso de Petrobras e cautela após colapso do SVB - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Economia

Ibovespa tem queda com peso de Petrobras e cautela após colapso do SVB

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, diante do declínio de Petrobras na esteira dos preços do petróleo no exterior, em sessão marcada pela repercussão de medidas emergenciais tomadas por reguladores norte-americanos após o colapso do Silicon Valley Bank.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,48%, a 103.121,36 pontos. No pior momento, chegou a 102.254,72 pontos –mínima intradia do ano. O volume financeiro no pregão somou 21,5 bilhões de reais.

No domingo, o Federal Reserve, o Tesouro norte-americano e o Federal Deposit Insurance Corp (FDIC) lançaram medidas de emergência para reforço da confiança no sistema bancário norte-americano, incluindo determinação de que os clientes do SVB terão acesso a todos os seus depósitos a partir desta segunda-feira.

O SVB foi fechado na sexta-feira por reguladores, em meio a um forte declínio nos depósitos de startups na instituição, na esteira de uma seca de financiamento de capital de risco, sendo o maior banco a quebrar nos Estados Unidos desde a crise de 2008. A instituição era especializada em financiamento a startups de tecnologia.

As medidas anunciadas nos EUA trouxeram algum alívio, mas a cautela persiste. Analistas do BofA Securities avaliaram que o ambiente operacional para o setor de bancos norte-americanos piorou. Eles também cortaram os preços-alvo de vários bancos regionais, que devem enfrentar custos de “funding” mais elevados.

Diante da derrocada do SVB e a atuação dos reguladores, perdeu força a expectativa de que o Fed acelere a alta da taxa básica de juros neste mês para 0,5 ponto percentual, de 0,25 ponto na decisão anterior, com o Goldman Sachs afirmando não esperar qualquer aumento na reunião dos dias 21 e 22 de março.

O S&P 500 fechou em baixa de 0,15% em Wall Street após uma sessão volátil, com piora no final do pregão.

No Brasil, os juros futuros exibiram recuo na sessão, à medida que, em tese, a expectativa de um Fed menos duro poderia favorecer o início da queda da Selic também no Brasil. O movimento nos DIs ajudou ações mais ligadas ao consumo doméstico na bolsa, como de varejistas e construtoras.

Além disso, a cena doméstica segue pautada pela nova regra fiscal, que pode ser conhecida nos próximos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse mais cedo nesta segunda-feira que quer apresentar o novo arcabouço para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana.

A XP Investimentos destacou em nota a clientes mais cedo que o mercado também aguarda os dois nomes que o governo indicará para a diretoria do Banco Central, com a equipe da plataforma de investimentos avaliando que há “grande chance” de ambos serem divulgados esta semana.

“Eles são fundamentais para sinalizar os rumos da política fiscal e monetária no governo Lula”, ressaltou a equipe da plataforma de investimentos. Os diretores de Política Monetária, Bruno Serra, e de Fiscalização, Paulo Souza, estão em término de mandato.

Botão Voltar ao topo