Indicador Antecedente de Emprego volta a cair - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
Economia

Indicador Antecedente de Emprego volta a cair

Depois de atingir o maior nível desde outubro de 2022 em julho , o IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, recuou 1,1 ponto em agosto, para 76,9 pontos, e devolveu a alta observada no mês anterior.

A variação divulgada nesta terça-feira (5) pela FGV (Fundação Getulio Vargas) confirma um cenário com maior oscilação para o indicador no segundo semestre do ano, avalia Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia). “A tendência ainda é favorável, mas o ritmo dessa melhora deve ser mais lento, em linha com as expectativas para o cenário econômico”, afirma ele.

Contribuíram para queda do IAEmp em agosto quatro dos sete componentes, com destaque negativo para os indicadores da Situação Atual dos Negócios de Serviços e Tendência dos Negócios da Indústria cujas contribuições foram igualmente negativas, com quedas de 0,6 ponto cada.

Por outro lado, os indicadores de Tendência dos Negócios de Serviços e Situação Atual dos Negócios da Indústria foram que mais contribuíram positivamente com altas de, respectivamente, 0,3 e 0,2 ponto no mês.

Botão Voltar ao topo