Instituto confirma variante indiana em navio ancorado no Maranhão - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
BrasilDestaque

Instituto confirma variante indiana em navio ancorado no Maranhão

O navio foi proibido de atracar na área portuária da cidade

O Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, identificou a presença da variante indiana do coronavírus em tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi. A embarcação está ancorada na costa da cidade de São Luís, capital do Maranhão.

O navio foi proibido de atracar na área portuária da cidade. Uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está se deslocando para o local.

A Secretaria de Saúde do Maranhão realizou testes com a tripulação da embarcação e enviou para o instituto. Das pessoas a bordo, 15 tiveram diagnóstico positivo para a covid-19, sendo que seis apresentaram a ocorrência da variante indiana. Outros nove tripulantes tiveram o resultado negativo para a covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 23 tripulantes estão em quarentena em cabines individuais e um foi levado para ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Luís.

A secretaria também iniciou a testagem de todas as pessoas do hospital que tiveram contato com o paciente internado.

B.1.617A variante indiana, que é conhecida como B.1.617, é apontada como uma das responsáveis pela segunda onda de contaminações na Índia. Ainda de acordo com a OMS, mais de 1,2 mil sequências de genoma foram detectadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse no último dia(10), que a variante B.1.617 identificada primeiramente na Índia no ano passado está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global.

Botão Voltar ao topo