Ipec e Datafolha erram grosseiramente por mais de 10 pontos em pesquisas - Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaquePolítica

Ipec e Datafolha erram grosseiramente por mais de 10 pontos em pesquisas

As previsões das pesquisas feitas pelos tradicionais institutos de levantamento foram frustradas pelo resultado do primeiro turno das eleições, que ocorreram nesse domingo (2). Datafolha e Ipec chegaram a errar por mais de dez pontos em relação à disputa Presidencial, colocando em xeque sua credibilidade.

Ambos os institutos citados apontavam diferença de 14 pontos percentuais entre presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o Datafolha, Bolsonaro detinha 37% das intenções de voto. Já o Ipec apontava 36% para o chefe do Executivo, sinalizando a possibilidade de Lula sair vitorioso no primeiro turno. No entanto, o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição obteve 43, 7%, levando a disputa para o segundo turno, no dia 30 de outubro.

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi questionado pela discrepância nos números levantados.

– O TSE só registra as pesquisas, não tem nenhum envolvimento. Se houve discrepância entre as pesquisas e os resultados são os institutos de pesquisa, não o TSE. Com relação às investigações, o Ministério Público Eleitoral vai apurar o que for questionado – disse o ministro.

Em pronunciamento na noite deste domingo, Jair Bolsonaro não se furtou em apontar os erros grosseiros das pesquisas eleitorais.

– Desmoralizou de vez os institutos. A diferença foi outra, isso ajuda para levar votos para o outro lado e vai deixar de existir – falou.

Botão Voltar ao topo