Irã ataca Israel com dezenas de drones

O Irã lançou um ataque contra Israel usando dezenas de drones suicidas neste sábado(13), segundo fontes israelenses relatadas por vários meios de comunicação locais. O alcance dos ataques e se os drones atingiram algum alvo militar ou civil israelense é desconhecido.
O Exército está mobilizado e em alerta e todas as defesas antiaéreas estão posicionadas em locais estratégicos, conforme anunciaram este sábado fontes militares.
“Estamos preparados para um ataque direto do Irão contra Israel, com sistemas de defesa implantados e em alerta, e para qualquer cenário, seja de defesa ou de ataque”, disse o primeiro-ministro israelita, Beniamin Netanyahu, numa aparição televisiva de emergência.
“Estamos preparados para qualquer cenário, seja de defesa ou de ataque”
Após dias de tensão e especulação, especialmente após a morte de sete comandantes iranianos numa explosão no consulado iraniano em Damasco no início deste mês, o Irão realizou o seu tão esperado ataque a Israel.
O jornal norte-americano The Wall Street Journal já indicava na sexta-feira que Israel já esperava uma ofensiva iraniana e que estimava que esta ocorreria nas últimas horas do dia ou no sábado. Da mesma forma, os Estados Unidos, nas palavras do seu presidente, Joe Biden, garantiram que a ofensiva iraniana contra o território israelita seria levada a cabo “mais cedo ou mais tarde” , como tem sido.
O ataque ao território israelita pode ser descrito como esperado, uma vez que a tensão entre os dois países aumentou nos últimos dias. Após a explosão no consulado iraniano em Damasco, o líder supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu retaliar, ao que o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita respondeu: “Se atacarem o nosso território, atacaremos vocês no seu”.
Por seu lado, a Casa Branca também explicou esta sexta-feira que considera “credíveis” as ameaças do Irão contra Israel e prometeu que fornecerá ao Governo israelita toda a ajuda necessária para se defender.
A inteligência dos EUA previu no início desta semana que um ataque iraniano a alvos israelenses era iminente, mas agora parece que o ataque ocorreria dentro das fronteiras de Israel, acrescentou o Wall Street Journal .