Já reiniciou seu celular hoje? Agência dos EUA recomenda fazer isso semanalmente – Bolsão em Destaque de Três Lagoas
DestaqueTecnologia

Já reiniciou seu celular hoje? Agência dos EUA recomenda fazer isso semanalmente

Em documento, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) indica essa ação como uma forma de proteção contra explorações de clique zero, nas quais invasores costumam espionar e coletar dados dos telefones.

Se você costuma reiniciar seu celular apenas quando uma atualização de segurança ou do sistema operacional o exige, pode estar cometendo um erro. De acordo com a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, a ação de desligar e ligar o aparelho deve ser realizada, no mínimo, uma vez por semana.

Em um documento divulgado recentemente, a agência explica que, ao reiniciar seus aparelhos, os usuários podem mitigar a ameaça de spear-phishing — ataques realizados por meio de e-mails que parecem legítimos ao destinatário e o incentivam a compartilhar detalhes confidenciais com o invasor —, que pode levar à instalação de programas adicionais facilitando a espionagem e a coleta de dados privados.

No entanto, o documento da NSA alerta que o conselho de desligar e ligar o aparelho novamente nem sempre impedirá que esses ataques sejam bem-sucedidos. Isso ocorre porque, segundo a agência, alguns recursos dos smartphones “fornecem conveniência e capacidade, mas sacrificam a segurança”, tornando as ameaças aos dispositivos móveis mais prevalentes e complexas.

Que outras ações também podem ajudar?
A NSA aconselha ainda que os usuários de telefones desativem oBbluetooth quando não estiverem utilizando-o. Outra ação preventiva é atualizar o dispositivo o mais rápido possível assim que as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos estiverem disponíveis, além de desativar os serviços de localização quando não forem necessários.

Botão Voltar ao topo